Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cartes da Univasf promove oficina “Desenho Artístico” e minicurso “Como Ensinar Desenho?”

publicado: 31/05/2023 11h26 última modificação: 01/06/2023 08h19
Nicole Muniz

O Programa de Extensão Laboratórios de Criação, vinculado ao Colegiado de Artes Visuais (Cartes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realiza nos meses de junho e julho o minicurso “Como Ensinar Desenho?” para professores de artes e a oficina “Desenho Artístico” para iniciantes. As atividades acontecerão no Ateliê de Desenho, localizado no Campus Juazeiro (BA).  O minicurso será realizado no dia 17 de junho, das 8h às 12h, e a oficina ocorrerá entre os dias 1º e 25 de julho, no horário de 14h as 17h. As inscrições para o minicurso estarão abertas de amanhã (1º) até 15 de junho e para a oficina o período de inscrição é de 15 a 30 de junho.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas através do link que será disponibilizado nos perfis do Cartes no Instagram e Facebook. O minicurso é destinado aos professores de artes que atuam em ambiente escolar e será ministrada pelo professor do Cartes e coordenador do programa, Edson Macalini. A oficina é aberta ao público em geral e será ofertada por Macalini e pela estudante Ariel Farfan.

O programa promove diversas oficinas destinadas a toda comunidade acadêmica e público em geral e desta vez oferecerá uma atividade voltada a um público específico, que são os professes de artes. Segundo Macalini é importante uma capacitação permanente nas escolas para o ensino de Artes Visuais, principalmente o desenho. “O desenho é a primeira prática que nos coloca em contato com as expressões gráficas e universo poético, permitindo leituras de mundo e interpretações plurais. Além disso, considero necessário e fundamental o estudo e a pesquisa na atuação docente para que se tenha plena consciência dos conteúdos aplicados em sala de aula”, enfatiza o professor.

O Programa de Extensão "Laboratórios de Criação" tem como objetivo geral promover espaço para estudo, produção, criação, planejamento e transmissão de saberes e conhecimentos artísticos entre docentes, discentes e a comunidade. O programa envolve múltiplas atividades, compreendendo ações que ampliam a experiência entre docentes e discentes em ambientes de formações e trocas.