Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cemafauna da Univasf realiza oficina sobre Insetos Polinizadores

Cemafauna da Univasf realiza oficina sobre Insetos Polinizadores

publicado: 13/06/2023 13h38 última modificação: 13/06/2023 13h38
Nicole Muniz

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará uma oficina para implementação de uma das ações do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Insetos Polinizadores (PAN Insetos Polinizadores). A atividade acontece no dia 3 de julho no auditório do Cemafauna, localizado no Campus Ciências Agrárias, em Petrolina (PE). O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, e aberto ao público em geral. A oficina é realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

A oficina consiste na execução da ação de monitoramento das abelhas nas Unidades de Conservação da Ararinha Azul, Parque Boqueirão da Onça e áreas de cultivos agrícolas do entorno, localizadas no estado da Bahia. O evento contará com a presença do coordenador do PAN Insetos Polinizadores, Onildo Marini Filho e é destinado à comunidade acadêmica, produtores agrícolas, criadores de abelhas, produtores de mel e outros produtos, pesquisadores, extensionistas, gestores das Unidades de Conservação, distribuidores de defensivos químicos e a quem interessar pelo assunto abordado.

A professora voluntária do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf e pesquisadora do Cemafauna, Aline Andrade, afirma que a situação dos polinizadores, como as abelhas, é grave no sentido de preservação, por isso é importante ter um PAN destinado a este grupo de insetos. “Esse primeiro contato na oficina visa o diagnóstico de conhecimento sobre a importância das abelhas, principais ameaças às populações desses polinizadores e coleta de informações sobre a situação das abelhas do ponto de vista desse público” afirma Aline. No dia posterior à oficina, serão realizadas expedições a campo para as unidades onde serão realizados os trabalhos de monitoramento das abelhas.

O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores Ameaçados de Extinção (PAN Insetos Polinizadores) é voltado para a conservação de espécies ameaçadas de abelhas e lepidópteros polinizadores. O PAN Insetos Polinizadores é incentivado e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF - Global Environment Facility Trust Fund), sob coordenação do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) tendo o WWF-Brasil como agência executora.