Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cemafauna realiza duas lives para debater a temática “Abelhas como instrumento da revolução financeira”

publicado: 20/11/2020 16h11 última modificação: 20/11/2020 16h11
Renata Freitas

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna – Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá duas lives sobre o tema “Abelhas como instrumento da revolução financeira”. Pesquisadores das áreas de Ecologia Aplicada, Ecologia da Conservação, Ecologia Genética, Ecologia Humana e Economia da Natureza de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países discutirão a preservação das abelhas, os fatores econômicos da apicultura e meliponicultura e suas relações. A primeira live será realizada neste sábado (21) e a segunda, no dia 28 de novembro, no canal do Cemafauna no YouTube, ambas a partir das 18h.

Cada live contará com a participação de três debatedores e uma mediadora. A edição de amanhã terá a presença dos pesquisadores Nuno Gaspar, da Natural Business Intelligence (NBI); Nuno Gonçalo, da Cardiff University; e Aline Andrade, do Cemafauna. Na segunda, os convidados serão os professores Silvia Castro e João Loureiro, da Universidade de Coimbra, e a pesquisadora Aline Andrade, do Cemafauna. A discussão nas duas lives será mediada pela pesquisadora Claudia Martins, do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf.

Os debates irão abordar diversas questões sobre o tema, a exemplo da ecologia da conservação, que trata do ponto de vista da preservação das espécies de abelhas, e a ecologia humana, relativa aos interesses humanos bem como aos aspectos socioambientais e financeiros. Outras questões que estarão em pauta são os efeitos da redução das populações das abelhas para a economia mundial e as principais ameaças às populações de abelhas.

As lives são alusivas ao dia da Abelha, comemorado em 3 de outubro, e estavam previstas para acontecer nesta data, num evento único, que precisou ser reagendado. A iniciativa também dá continuidade às lives comemorativas pelos 12 anos do Cemafauna.