Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cena na Serra exibe documentário “Histórias de lugares que só existem na memória” nesta quinta-feira (21)

publicado: 20/07/2022 08h45 última modificação: 20/07/2022 08h45
Júlia R. Mendes

O projeto de extensão “Cena na Serra – Cinema em Ação” da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá exibir, nesta quinta-feira (21), o documentário “Histórias de lugares que só existem na memória”, que recebeu menção honrosa no Prêmio Mariza Corrêa. O documentário, dirigido e produzido pelos egressos de Antropologia Edmar Mota e Marcos Santos, conta as histórias por trás das casas abandonadas, localizadas no município de São Raimundo Notado (PI). A sessão irá acontecer a partir das 19h30, no Núcleo de Extensão da Univasf, no Centro de São Raimundo Nonato. O evento é gratuito e aberto à participação de toda a comunidade.

A produção faz uma mistura de memórias, cenários e sons para contar as histórias vividas em quatro casas. O documentário “Histórias de lugares que só existem na memória” foi gravado na comunidade São José, zona rural de São Raimundo Nonato, com a colaboração dos moradores e familiares dos antigos proprietários das casas abandonadas. Esta sessão do Cena na Serra será realizada em parceria com o projeto de extensão Vária – Artes e Violas na Caatinga, coordenado pelo professor do Colegiado de Antropologia (CANT) Rainer Miranda Brito, que faz parte da trilha sonora do documentário.

A obra recebeu menção honrosa na edição de 2021 do Prêmio Mariza Corrêa, que busca estimular e reconhecer as produções fotográficas e audiovisuais em diálogo com a Antropologia. Finalizado em 2021, o processo de criação do documentário começou quando Edmar Mota e Marcos Santos eram discentes do curso de Antropologia da Univasf, no Campus Serra da Capivara.

O Cena na Serra é coordenado pela professora do CANT Natacha Simei Leal. Criado em 2018, o projeto de extensão realiza exibições cinematográficas seguidas de debates sobre as temáticas dos filmes. Mais informações podem ser encontradas no Instagram.