Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciclo de Palestras Infra discute arquitetura para espaços de educação e apresenta projetos para os campi Serra da Capivara, Senhor do Bonfim e Salgueiro

publicado: 23/03/2021 16h55 última modificação: 23/03/2021 16h55
Layla Shasta

O Ciclo de Palestras Técnicas Infra, projeto de extensão vinculado ao Colegiado de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará amanhã (24) a sua 9ª edição. Com o tema “Arquitetura e Engenharia para a Educação no Semiárido: Projetos da Univasf para São Raimundo Nonato, Senhor do Bonfim e Salgueiro”, a palestra será transmitida ao vivo no canal da TV Caatinga do Youtube, a partir das 19h. Esta edição contará com a participação do arquiteto e urbanista, integrante da equipe de projetos da Univasf, Fernando Kursancew.

No YouTube, os interessados em acompanhar a palestra podem marcar um lembrete para serem alertados quando a transmissão iniciar. Durante a live, estará disponível um link para assinatura de presença e obtenção de certificado. O convidado Fernando Kursancew é, atualmente, professor voluntário do Colegiado de Engenharia Civil da Univasf, além de ser mestre em Desenvolvimento Territorial e já ter atuado no planejamento urbano regional, bem como em projetos arquitetônicos e urbanísticos no setor público e privado. Durante a palestra, o arquiteto irá apresentar os novos projetos de edificações acadêmicas da Univasf para os campi de São Raimundo Nonato (PI), Senhor do Bonfim (BA) e Salgueiro (PE).

A discussão irá abordar todo o processo de construção dos últimos projetos da Assessoria de Infraestrutura da Univasf, abordando a participação da comunidade acadêmica, as análises das demandas de cada campus e os estudos realizados, que vão desde pesquisas sobre a relação do prédio com o terreno à interação de cada edifício com a comunidade externa. De acordo com o docente do Colegiado de Engenharia Civil da Univasf e coordenador do projeto de extensão Sérgio Motta, este é um importante debate, visto que trata das possibilidades de uma arquitetura pensada para os espaços de educação superior, entendendo-os não apenas como locais para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, mas também de trocas sociais.

O 9º Ciclo de Palestras Técnicas Infra conta com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) e da Câmara Municipal de Salgueiro. Com palestras de periodicidade semestral, o projeto visa possibilitar o acesso e a troca de conhecimentos entre os diversos atores da indústria técnica de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), envolvendo discentes, professores, profissionais técnicos e gestores. A iniciativa, que tem, ainda, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, viabiliza à comunidade acadêmica e externa o contato com inovações científicas, sociais e tecnológicas nas áreas de AECO, incentivando práticas sustentáveis no mercado da construção civil e no setor público da região, bem como influenciando na formação de profissionais e na cultura urbanístico-construtiva local.