Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Ecologia da Univasf realiza a I Semana da Ecologia e Meio Ambiente

Colegiado de Ecologia da Univasf realiza a I Semana da Ecologia e Meio Ambiente

publicado: 05/06/2023 11h51 última modificação: 05/06/2023 11h51
Nicole Muniz

Começa hoje (5) a I Semana da Ecologia e Meio Ambiente (SEMA), uma realização do Colegiado de Ecologia (Ceco) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento acontecerá no Campus Senhor do Bonfim e tem como tema “Ecologia, Meio Ambiente e Sociedade”. Sua programação se estende até amanhã (6) e ainda é possível se inscrever.

As inscrições para a SEMA podem ser realizadas pelo site do evento. Durante a programação, ações como mesa redonda, palestras, minicursos e oficinas serão realizadas a fim de fomentar debates e discussões sobre o tema para ressaltar a importância da responsabilidade socioambiental e promover a troca de conhecimentos entre os participantes.

As mesas redondas acontecerão hoje, com os temas “Manejo e Conservação de Recursos Vegetais”, com a mestranda da Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS) Barbara Alves; “Extrativismo”, com o professor Dilson Ney da COOPEFRUT; e “Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente”, com Carlos Kleber da Silva, discente do Ceco.

A programação desta terça-feira terá início pela manhã, com os minicursos de "Revisão sistemática como ferramenta de investigação da biodiversidade” do professor Felipe Silva Ferreira do Ceco; “Montagem e Identificação de Borboletas” com Gabriela de Araújo e Bianca Santana, discentes do Ceco; e a oficina “Utilização do Óleo de Frituras para Confecção de Sabão Ecológico” com Izabelle Loiola e Mirela da Silva, também discentes do Ceco.

As palestras serão realizadas pela tarde com os temas “Gestão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável - Um Relato de Experiência” de Alan Bonfim, gerente de Bioma SEMMA; “Biotecnologia microbiana e mitigação de problemas ambientais” com o professor Gervásio Paulo da Silva da Uneb; e "Licuri - Ecologia, conservação e indicações para o manejo" com o professor do Ceco, Jhonathan de Oliveira.

Esta é a primeira edição do evento, mas a professora do Ceco da Univasf, Laís Feitosa Machado, espera que outras edições sejam realizadas anualmente. “Esperamos que o evento traga novas discussões e perspectivas acerca das temáticas ecológica e ambiental e que possa promover novas reflexões nos participantes” afirma.

A I Semana da Ecologia e do Meio Ambiente (SEMA) é um evento científico e tem como intuito celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia, ambos são comemorados no dia 5 de junho. A SEMA foi organizada para acolher toda a comunidade acadêmica da Univasf, Campus Senhor do Bonfim, assim como quaisquer outros interessados na temática “Ecologia, Meio Ambiente e Sociedade”.