Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Bonificação para Inclusão Regional da Univasf realiza levantamento sobre egressos

publicado: 13/08/2021 16h44 última modificação: 16/08/2021 11h05
Renata Freitas

A fim de subsidiar os estudos sobre a viabilidade da adoção de uma política de bonificação para a inclusão regional na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Comissão de Bonificação para Inclusão Regional realiza um levantamento junto aos egressos formados pela Instituição. O levantamento acontece por meio de um questionário on-line, que estará disponível para preenchimento até 15 de setembro. Podem participar todos os egressos formados pela Univasf.

No questionário, disponível neste link, constam perguntas sobre formação, inserção no mercado de trabalho e contribuição do curso superior para o desenvolvimento regional, entre outras. “Essas questões são muito importantes, por se tratar de uma das bases da política de bônus regional, que tem o propósito de favorecer o desenvolvimento da região”, afirma o professor do Colegiado de Psicologia, Marcelo Ribeiro, vice-presidente da Comissão e membro do Grupo de Trabalho 3 (GT3), que realiza o levantamento.

Ribeiro ressalta que é essencial conhecer as condições dos egressos. “Nossos egressos estão na mesma região em que se formaram? Trabalham? Quais suas condições de trabalho? Como a Univasf tem contribuído com a formação profissional e sua inserção no mercado de trabalho? E qual a percepção desse egresso em relação à sua formação na Univasf? Essas são algumas questões que a Comissão pretende analisar”, diz.

Criada pelo Conselho Universitário (Conuni), por meio da Decisão Nº 41/2021, a Comissão de Bonificação para Inclusão Regional tem o objetivo de levantar informações sobre os egressos da Univasf que se fixaram na região, elaborar estudos comparativos dos impactos regionais entre universidades que adotaram e as que não adotaram o bônus regional, bem como elencar as modalidades de bônus regional, analisando sua pertinência para o contexto da Univasf. Essas informações irão compor um relatório a ser apresentado ao Conuni para apreciação dos conselheiros, que irão deliberar sobre a adoção de uma bonificação para os estudantes das mesorregiões da Univasf.