Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Noésis da Univasf realizará webinário multidisciplinar nos dias 29 e 30 de julho

Notícias

Comissão Noésis da Univasf realizará webinário multidisciplinar nos dias 29 e 30 de julho

publicado: 24/07/2020 12h31 última modificação: 24/07/2020 12h31
Layla Shasta

Promover diálogos sobre ensino remoto e educação a distância, bem como pensar possibilidades para a retomada das atividades de ensino durante a pandemia. Estes são os principais objetivos do “I Webinário multidisciplinar: desafios e possibilidades para retomada da vida acadêmica de professores e alunos”, realizado pela Comissão Noésis de Atividades Remotas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O seminário vai acontecer nos dias 29 e 30 de julho, das 14h às 19h, com transmissão através do canal da Secretaria de Educação à Distância (Sead) no Youtube. O evento, que tem como público-alvo professores, estudantes e técnico-administrativos em educação da Univasf, além de toda a comunidade externa, está com inscrições abertas.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online. A programação do evento conta, no primeiro dia, com duas palestras ministradas por especialistas na área de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente educacional e uma mesa redonda com integrantes da Comissão Temática, instância vinculada à Noésis e responsável pela execução do diagnóstico da situação de discentes e docentes no âmbito de cada campus. No segundo dia, serão realizadas mesas redondas, sendo a última composta por membros da Comissão Gestora da Noésis, que irão apresentar os resultados iniciais do diagnóstico, realizado no início do mês, sobre a comunidade acadêmica e suas condições de uso das ferramentas digitais, bem como a proposta construída, até o momento, a partir dele.

De acordo com o presidente da Comissão Gestora, Adelson Oliveira, entre os desafios e possibilidades com relação às atividades remotas que serão discutidos no webinário estão o atendimento à demanda multicampi; criação de um calendário suplementar que seja inclusivo para diferentes alunos em cursos e períodos distintos; a retomada das atividades de ensino com garantia de acesso à internet de qualidade e equipamentos que permitam o desenvolvimento das aulas para professores e alunos; e encontrar a melhor plataforma para desenvolver o programa que está sendo construído pela Noésis.

Instituída pelo Conselho Universitário (Conuni), a Comissão Noésis é responsável por elaborar a proposta de atividades remotas a ser adotada pela Univasf durante a pandemia de Covid-19 para os cursos de graduação presenciais. A instância é composta por quatro comissões, denominadas comissão Gestora, Administrativa, Temática e de Base e é composta por representantes dos setores administrativos, docentes e discentes da Universidade.