Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conversa com Autor discute literatura na quarta-feira (26) no Campus Sede da Univasf

publicado: 21/10/2022 10h27 última modificação: 21/10/2022 10h27
Júlia Mendes

Cartaz com fundo na cor salmão, na lateral superior esquerda, a imagem de livros sobrepostos com um aberto. No centro, o nome do evento: Conversa com Autor. Logo abaixo a programação:  26/10 das 9h às 12h - Sessão - Poesia no Vale do São Francisco, Autores: Aroldo Leão, Braz José júnior, Ariane Samila Rosa, Mediador: Thiê Gomes. 26/10 das 14h às 17h - Sessão - Narrativas locais do Vale do São Francisco, Autores: Gislaine Milca, Antonise Coelho, Juracy Marques, Mediador: José Alves Siqueira. No final do card as logos do SIBI, UNIVASF e DACC.Divulgar e incentivar o trabalho de autores e a produção de obras locais e institucionais. Esse é o objetivo do evento “Conversa com Autor”, que irá acontecer de forma presencial, no dia 26 de outubro, no auditório da biblioteca do Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE). O evento, realizado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é aberto ao público e contará com duas sessões de conversa com autores locais, nos turnos da manhã e tarde.

Os autores convidados irão expor suas obras e discutir sobre os desafios da escrita e da preservação da cultura literária na região. Durante a manhã, das 9h às 12h, haverá a sessão “Poesia no Vale do São Francisco”, com a participação dos autores Aroldo Leão e Braz José Júnior, professores dos Colegiados de Engenharia Elétrica e Farmácia, respectivamente; e Ariane Samila Rosa, professora de literatura do Sesc Petrolina. A primeira sessão será mediada pelo servidor da Dacc Thiê Gomes.

A sessão “Narrativas locais do Vale do São Francisco” será realizada à tarde, das 14h às 17h, e contará com as autoras Gislaine Milca, jornalista em multimeios; Antonise Coelho, revisora de textos acadêmicos e literários; e Juracy Marques, professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A segunda sessão será mediada pelo professor José Alves Siqueira, do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf.

O “Conversa com Autor” faz parte das ações programadas pelo Sibi em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022. A diretora do Sibi, Ana Paula Lopes, destaca que eventos como esse são uma forma de aproximar a comunidade da leitura e da literatura em suas diversas vertentes, mostrando que a cultura literária pode ser construída na própria região, dentro das instituições. “Temos grandes autores e importantes obras escritas que precisam de visibilidade. O evento busca incentivar e divulgar essa produção literária do Vale do São Francisco e realizá-lo dentro da Univasf é uma forma de integrar, cada vez mais, a comunidade e a Universidade”.

Mais informações sobre o Conversa com o Autor estão disponíveis no Instagram do Sibi e da Dacc.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022 – A programação especial em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022, preparada pelo Sibi Univasf, acontece durante todo o mês de outubro. Para as próximos dias, estão programadas a roda de conversa “Desconstruindo para o amanhã”, na terça-feira (25); o “I Encontro de profissionais que atuam em bibliotecas de Paulo Afonso – BA”, na quarta-feira (26); e o início da Campanha do Perdão, que terá início no dia 27 de outubro e prosseguirá até 9 de dezembro.

Outras informações sobre a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022 podem ser obtidas no Instagram do Sibi ou através do e-mail biblioteca@univasf.edu.br.