Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Enfermagem da Univasf participará do Programa Regional de Mobilidade Acadêmica (Marca) para instituições de ensino superior do Mercosul

Notícias

Curso de Enfermagem da Univasf participará do Programa Regional de Mobilidade Acadêmica (Marca) para instituições de ensino superior do Mercosul

publicado: 26/03/2025 16h45 última modificação: 26/03/2025 16h45

Curso de Enfermagem coordenará projeto Enfer-Sul, que reúne sete instituições de ensino da América do Sul.

O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participará da 13ª edição do Programa de Mobilidade Acadêmica de Responsabilidade e Compromisso com a América do Sul (Marca). O Colegiado de Enfermagem (Cenf) teve o projeto Enfer-Sul: Mobilidade Acadêmica para o Aperfeiçoamento da Formação em Enfermagem na América do Sul aprovado para participar do programa no período de 2025 a 2027. O Marca é um programa regional de mobilidade acadêmica para instituições de ensino superior nos Estados Membros e Associados do Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. 

O Programa Marca é estruturado por meio de projetos de parceria acadêmica com a formação de redes compostas por programas universitários de graduação credenciados pelo Sistema Regional de Acreditação Arcu-Sul, pelo qual o curso de Enfermagem da Univasf passou a ser acreditado em 2024. Fazem parte da rede do projeto Enfer-Sul, o Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ambas do Brasil; da Universidad Privada del Valle (Univalle) e da Universidad Evangélica Boliviana (UEB), da Bolívia; da Universidad Del Tolima (UT) e da Universidad Libre Seccional Cali (Unilibre), da Colômbia, além da Univasf, proponente e coordenadora da ação.

O coordenador do Cenf, Gyllyandeson Delmondes, diz que o principal objetivo do projeto, elaborado de forma conjunta por todas as instituições participantes, é promover a mobilidade acadêmica entre discentes, docentes-pesquisadores e coordenadores das instituições participantes, com o intuito de fortalecer a formação acadêmica, aprimorar a qualidade do ensino e fomentar a colaboração internacional nas áreas de pesquisa, extensão e inovação tecnológica em Enfermagem. “A participação no Programa Marca representa um grande avanço para o curso de Enfermagem da Univasf, pois viabiliza a internacionalização do ensino e da pesquisa, promovendo uma formação acadêmica mais abrangente e conectada às demandas da saúde global”, afirma o docente.

De acordo com ele, o programa financiará a mobilidade de um discente por ano, além de possibilitar a participação de um docente-pesquisador em missão científica e do representante institucional, garantindo a articulação entre as instituições da rede. “Esse fluxo de intercâmbio acontecerá anualmente de 2025 a 2027, permitindo que os discentes vivenciem diferentes realidades da saúde na América do Sul e ampliem suas competências acadêmicas e interculturais”, conta Delmondes. Ele ressalta também que a participação dos docentes em missões científicas favorecerá a troca de conhecimentos e o fortalecimento de colaborações em pesquisa, contribuindo para a qualificação da formação e para o desenvolvimento de estratégias inovadoras no ensino da Enfermagem.

Com início previsto para o segundo semestre de 2025, a mobilidade acadêmica no Enfer-Sul seguirá um fluxo de mobilidade estruturado, garantindo que todas as universidades participantes enviem e recebam discentes e docentes ao longo da vigência do projeto. “Cada universidade atuará tanto como instituição de origem quanto de destino, possibilitando uma experiência acadêmica e cultural diversificada para todos os envolvidos”, conclui o coordenador. Os editais com os critérios de seleção para discentes e docentes participarem do programa serão divulgados em breve.

"A aprovação do Enfer-Sul é um marco significativo para o nosso curso. Ser o proponente e coordenador deste projeto é um grande privilégio, refletindo o compromisso de toda a nossa equipe com a excelência educacional, construída ao longo da nossa trajetória desde a fundação do curso, em 2006. Esta vitória é de todos nós, e a colaboração coletiva foi essencial para alcançar esse resultado", afirma Delmondes. Mais informações sobre o Programa Marca podem ser obtidas neste link.