Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Colegiado de Zootecnia é promovido à classe de professor titular

Docente do Colegiado de Zootecnia é promovido à classe de professor titular

publicado: 19/10/2023 09h27 última modificação: 19/10/2023 09h28

O presidente da CPPD (à esquerda),  Mateus Matiuzzi (no centro) e membros da banca. Fotos: arquivo pessoal.

O docente Mateus Matiuzzi da Costa, do Colegiado de Zootecnia (CZoo), é o mais novo professor titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Matiuzzi apresentou sua defesa de memorial acadêmico em sessão pública realizada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) no dia 22 de setembro, no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

Participaram da comissão especial de avaliação do professor Mateus Matiuzzi os docentes Helio Langoni, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Clebert José Alves, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Ana Lúcia Figueiredo Porto, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Lindete Míria de Vieira Martins, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e Sérgio Santos de Azevedo, da UFCG. O presidente da CPPD, Ysmailyn Siqueira Costa, também esteve presente à defesa, que foi transmitida ao vivo pelo canal do Cemafauna Caatinga no YouTube e está disponível neste link.

Médico veterinário graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Matiuzzi tem mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é professor da Univasf desde 2006 e integra o corpo docente do CZoo e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) e em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS).

A promoção à classe de titular significa, para o professor, alcançar um grau maior de maturidade na carreira acadêmica. Ele conta que analisar sua trajetória lhe permitiu revisitar pessoas, locais e situações que contribuíram de forma decisiva para chegar até esse momento de sua carreira. “Hoje, me sinto preparado para realizar melhor minhas escolhas e me dedicar mais àquilo que me traz maior realização profissional e pessoal”, afirma o docente, que tem estudos em diagnóstico molecular veterinário, resistência aos antimicrobianos e alternativas ao seu uso.

Mateus Matiuzzi é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1-C do CNPq, subcoordenador da Rede de Ciências Ômicas (Recom) e coordenador do Centro de Acesso Livre para Análises Genômicas (CALAnGo). Ele é detentor de duas patentes pela Univasf, juntamente com outros pesquisadores, entre elas a primeira patente da Universidade, obtida em 2020, por uma fórmula de ação bactericida. A patente mais recente ,obtida em 2022, foi concedida ao dispositivo de célula combustível destinado à bioprodução de eletricidade.

As contribuições da banca especial de avaliação durante a defesa do memorial trouxeram reflexões relevantes para Matiuzzi, que planeja fortalecer a internacionalização do grupo de pesquisa Microbiologia e Biotecnologia Aplicadas à Agropecuária no Semiárido, do qual é co-líder, e atuar mais nas mídias sociais. “Espero trabalhar cada vez mais fortalecendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a integração entre a saúde humana, animal, das plantas e a sustentabilidade ambiental (Saúde única). Por ter chegado relativamente jovem nesta posição ainda tenho muitos sonhos a realizar. Um aspecto importante é tentar o equilíbrio entre as atividades profissionais e a vida pessoal, pois esta é a base de tudo”, conclui.