Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes da Univasf estão entre os cientistas mais influentes do mundo em ranking da Universidade de Stanford

publicado: 10/10/2023 09h44 última modificação: 10/10/2023 09h44

O professor Helinando Pequeno de Oliveira está entre os pesquisadores citados no ranking.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem dois docentes entre os cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o ranking da Universidade de Stanford (EUA), considerado o de maior prestígio internacional. A lista é elaborada anualmente e abrange 2% dos pesquisadores mais citados no maior banco de dados mundial, o Scopus. Neste ano, fazem parte do prestigiado grupo os professores da Univasf Helinando Pequeno de Oliveira e Jackson Roberto Guedes. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (4), pelo periódico Plos Biology do grupo Elsevier Data Repository.

O principal critério adotado na elaboração do ranking de Stanford é o número de citações dos trabalhos dos cientistas no Scopus, que reúne resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares, com informações de mais de nove milhões de cientistas. Para o professor do Colegiado do Engenharia Elétrica (Cenel) Helinando Pequeno de Oliveira, figurar no ranking é o reconhecimento do progresso da pesquisa dentro da Universidade. “Esse ranking é muito poderoso. São 19 anos de muito trabalho na Univasf e, nestes momentos, vemos que os frutos vêm aparecendo com as orientações, patentes e o impacto das publicações”, afirma.

Oliveira também é professor da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) e desenvolveu trabalhos que resultaram em produtos com patentes concedidas para a Univasf: um tecido de nanofibras utilizável em curativos e um filtro para desinfecção de água com contaminação residual por micro-organismos. Membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC), ele ainda mantém colaboração científica com pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e do exterior e lidera o grupo de pesquisa em Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos, cujas atividades são realizadas no Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM).

Jackson Guedes, docente do Colegiado de Farmácia (CFarm), também avalia como muito positiva sua inclusão na lista de Stanford e destaca a importância desse reconhecimento para a Univasf. “Os pesquisadores que aparecem nesse ranking são considerados os mais importantes para a ciência na atualidade. Então, para mim, é uma satisfação muito grande ter o meu nome aparecendo pela primeira vez na lista. Isto mostra a qualidade e a relevância do trabalho que a gente faz aqui na Universidade”, ressalta o professor, que também integra o quadro docente dos Programas de Pós-Graduação em Biociências (PPGB), em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Univasf, e em Biotecnologia, da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

Guedes desenvolve pesquisas na área de Farmácia, Fitoterapia, Química e Farmacologia de Produtos Naturais. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1B, pela área de Farmácia. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) da Univasf e coordenador brasileiro da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais (Franco-Brazilian Network on Natural Products - FB2NP).

O ranking da Universidade de Stanford é dividido em 22 grandes áreas e 176 campos específicos. A análise leva em conta, principalmente, os parâmetros de citação padronizados, índice h, índice hm corrigido pelo coautor, citações de artigos com base nas posições do autor, além de um indicador composto.

registrado em: , ,