Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes da Univasf participam de missão técnico-científica na Espanha e em Portugal

publicado: 11/07/2024 15h43 última modificação: 11/07/2024 15h43

O grupo foi recebido na Embaixada do Brasil na Espanha.

Com o objetivo de contribuir para a difusão e transferência tecnológica na cadeia produtiva da fruticultura no Sertão do São Francisco, pesquisadores do Projeto AgroLabs realizaram uma missão técnico-científica a ambientes de inovação e universidades na Espanha e em Portugal. Entre os pesquisadores estão os docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Valdner Ramos, coordenador do Projeto FruitTech, uma parceria entre a Univasf e a Sudene, e Max Santana, coordenador do Innovation Labs da universidade. Durante a viagem, que começou no dia 23 de junho e terminou hoje (11), os professores também participaram de dois eventos internacionais: o 19th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, no qual apresentaram dois artigos científicos resultantes de trabalhos de pesquisa do grupo, e o Salamanca Tech Summit. O AgroLabs é vinculado à Faculdade de Petrolina (Facape) e conta com a parceria da Univasf e de outras instituições.

Além dos docentes da Univasf, integraram o grupo de visitantes o coordenador do AgroLabs, Ricardo Amorim, e a pesquisadora Dinani Amorim. Ambos são professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Facape. O grupo conheceu práticas de inovação, de empreendedorismo e de governança nas cidades de Madrid, Salamanca, Ávila e Santiago de Compostela, na Espanha, e  Lisboa, Évora, Aveiro e Coimbra, em Portugal. Entre as instituições visitadas nesses países estão as embaixadas brasileiras na Espanha e em Portugal, onde foram sendo recebidos pelos responsáveis dos setores especializados em Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs). Além disso, realizaram reuniões com pesquisadores da área de inovação em universidades, parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras.

Os docentes Ricardo Amorim, Dinani Amorim, Valdner Ramos e Max Santana no evento Salamanca Tech Summit.

Como resultado das visitas, o grupo de pesquisadores espera desenvolver projetos e realizar eventos em conjunto, além de obter novas conexões com ecossistemas de inovação no setor do agronegócio e criar um programa de formação especializado no Agronegócio 4.0. Segundo Valdner Ramos, docente do Colegiado de Administração da Univasf, o principal impacto da visita técnica é a possibilidade de melhorar a competitividade do setor de fruticultura no Vale do São Francisco. “A principal contribuição é o desenvolvimento de soluções tecnológicas que favoreçam os processos relacionados ao negócio da fruticultura, atraindo novos empreendedores tecnológicos para a região. Além disso, contribui para a qualificação profissional na área digital, atualmente carente no país, entre outras ações que podem beneficiar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Vale do São Francisco”, afirmou Ramos.

A missão técnico-científica fez parte do projeto AgroLabs, financiado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES), que visa promover e apoiar ações de inovação na região do Sertão do São Francisco. O projeto busca planejar, apoiar e fomentar a criação de uma infraestrutura de cooperação, desenvolvimento, difusão e transferência de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), possibilitando a apropriação e propagação de soluções tecnológicas inovadoras para as principais demandas e problemas da cadeia produtiva da fruticultura. Além disso, o AgroLabs visa criar um ambiente capaz de hospedar, conectar e desenvolver tecnologias, em atuação colaborativa com parceiros, como universidades, escolas técnicas e instituições de pesquisa, entre outros.