Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egresso da Univasf recebe honraria da Associação Brasileira de Agências Reguladoras

Notícias

Egresso da Univasf recebe honraria da Associação Brasileira de Agências Reguladoras

publicado: 31/10/2023 13h34 última modificação: 31/10/2023 13h34

A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar) concede, a cada dois anos, o Prêmio Abar, honraria conferida a personalidades e instituições que atuam na área de regulação com destaque e relevância nacional. Este ano, a condecoração foi concedida ao egresso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Júlio Cezar Ramos. Ele foi condecorado durante o XIII Congresso Brasileiro de Regulação, realizado em São Paulo pela Abar, entre dos dias 18 e 20 de outubro.

Graduado em Administração Pública, especialista em Gestão Pública e mestre em Administração Pública pela Univasf, Júlio Ramos recebeu o prêmio pelos serviços prestados à Abar. O egresso da Univasf é observador certificado, atua como secretário executivo da Câmara de Transporte e Logística da Associação e é servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “O Brasil é a grande referência da América Latina na regulação dos serviços públicos em todas as áreas da economia. E a condecoração foi pelos serviços prestados para essa regulação. Faço trabalho voluntário na organização da Câmara de Transporte e Logística da Abar e organizei toda a programação do Expo Abar 2023, que aconteceu durante o congresso em São Paulo”, conta.

Ramos considera sua formação na Univasf muito importante para seu crescimento profissional. Em seu trabalho de conclusão de curso do Programa Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), ele propôs a criação de consórcio público para desenvolver a mobilidade urbana na região do Vale do São Francisco. “A Univasf foi uma divisora de águas na minha carreira. Os estudos que desenvolvi, além de contribuir para a minha formação e o entendimento da necessária conexão entre governo, mercado, sociedade e academia, tonaram-se ainda mais necessários para o direcionamento da gestão pública na região no pós-pandemia de Covid-19”, afirma o servidor público, que atualmente cursa o doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, na Universidade de Brasília (UnB).

Abar – A Associação Brasileira de Agências Reguladoras reúne atualmente 69 agências reguladoras, sejam federais, estaduais, intermunicipais e municipais, dentre elas estão a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Essas agências regulam mais de 40% do PIB do país. O objetivo da Abar é promover a mútua colaboração entre as associadas e os poderes públicos, na busca do aprimoramento da regulação e da capacidade técnica, contribuindo para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo o país. Neste ano, o Congresso da Abar reuniu mais de 1.600 participantes, do Brasil e do exterior, teve mais de 60 painéis, com 300 palestrantes discutindo diversos temas da regulação.