Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe Baajatinga da Univasf participa da etapa Nordeste da 16ª Competição Baja SAE Brasil

publicado: 27/10/2023 16h41 última modificação: 27/10/2023 16h41

Durante este fim de semana, a equipe do projeto de extensão Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participará da 16ª Competição Baja SAE Brasil - Etapa Nordeste. A competição acontece no Senai Cimatec Park, em Camaçari (BA), de hoje (27) até domingo (29), com a participação de equipes de estudantes de Engenharia de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Nordeste. A Baajatinga disputará o pódio com o veículo off-road BJT07.

Este é o sétimo carro desenvolvido pela equipe, que está confiante sobre seu bom desempenho nas provas. “O protótipo desse ano veio com uma identidade regional, única e cheia de estilo. Nossa expectativa é realmente conseguir o pódio. A equipe trabalhou muito nesses últimos meses”, conta o capitão da equipe, o estudante Pedro Criado, do curso de Engenharia Mecânica.

De acordo com ele, a equipe conseguiu deixar o veículo mais leve que o protótipo anterior, o que contribuiu para aumentar sua velocidade. “Reduzimos 30 quilos do peso do veículo e, com isso, o carro está 18,3% mais veloz no seu desempenho final. Esse é um ganho bem significativo”, diz o capitão.

O Baajatinga é um projeto de extensão criado em 2008 com o objetivo de projetar e construir veículos off-road no estilo baja, preparar futuros profissionais para o mercado de trabalho e participar de competições. O projeto é formado por estudantes de vários cursos de Engenharia, sob a orientação dos professores Alan Dantas, do Colegiado de Engenharia Mecânica (Cenmec), e Jadsonlee Sá, do Colegiado de Engenharia da Computação, com colaboração do professor José Bismark de Medeiros, também do Cenmec.