Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe F-Carranca da Univasf participa da 21° Competição SAE – Brasil AeroDesign

publicado: 24/10/2019 12h08 última modificação: 24/10/2019 12h08
Beatriz Granja

A F-Carranca é composta por 23 estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf.

Planejar, construir, reajustar e torcer, sempre, para que a aeronave decole. Para lutar por um lugar no pódio da 21° Competição SAE – Brasil AeroDesign, que começa hoje (24), a equipe do projeto de extensão F-Carranca da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) precisou passar por todos estes desafios. Nesta edição, estão inscritos 1,3 mil participantes de 71 Instituições de Ensino Superior do país e do exterior. A competição acontece no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, em São Paulo, e vai até domingo (27).

No ano passado, a equipe da Univasf conquistou a 4ª colocação na categoria Classe Regular, competindo com a aeronave FC-18. Nesta edição da SAE – Brasil AeroDesign, o grupo irá competir com um avião biplano rádio controlado, desenvolvido com uma hélice e um soprador para otimizar o desempenho da aeronave. “Este é o primeiro ano em que construímos um avião biplano, um grande desafio para a equipe, já que nas edições anteriores só fizemos configurações com apenas uma asa”, explica uma das integrantes da F-Carranca, a estudante Lívia Vilarim.

As disputas do SAE – Brasil AeroDesign são divididas em três categorias: Micro, Regular e Advanced. A F-Carraca está concorrendo na categoria Regular, que tem duas etapas. A primeira é a apresentação oral do projeto de produção do avião biplano para uma equipe de engenheiros da indústria aeronáutica. A segunda é a competição de voo, uma série de atividades nas quais a aeronave deve decolar e transportar cargas no limite proposto pelo projeto.

O grupo irá competir com um avião biplano rádio controlado.

A F-Carranca é composta por 23 estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf. O projeto de extensão é coordenado pelos professores do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira e José Bismark. Este é o oitavo ano consecutivo que a equipe da Univasf participa do SAE – Brasil AeroDesign.

Na opinião de Lívia, participar de um evento de nível nacional e internacional só acrescenta à qualidade de ensino e pesquisa desenvolvida na Univasf. “Estamos elevando o conhecimento produzido na região do Vale do São Francisco, uma vez que estamos disputando uma competição com universidades renomadas. Além disso, no ano passado fomos a única equipe que não é do Sudeste a subir no pódio”, finaliza a estudante.

Para participar da competição este ano, o time passou quase três dias na estrada e rodou mais de 2.200 quilômetros para chegar até a cidade de São José dos Campos. Lívia conta que isso só foi possível graças às campanhas para arrecadação de recursos realizadas pelo grupo nas redes socais e ao apoio da Univasf com a disponibilização de ônibus com motorista para levá-los até a competição. “Mesmo em tempos difíceis, a Reitoria conseguiu motoristas e disponibilizou o ônibus para nos ajudar”, relata.

F-Carranca – O projeto F-Carranca surgiu em 2009, a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica José Bismark, que desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves. A primeira equipe foi formada em 2012 e ficou entre as melhores na primeira competição SAE – Brasil AeroDesign da qual participou.