Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Espaço Plural realizará ação com plantio de mudas na agrofloresta

Espaço Plural realizará ação com plantio de mudas na agrofloresta

publicado: 19/08/2022 12h11 última modificação: 19/08/2022 12h11
Júlia R. Mendes

O Espaço Plural (EP) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi criado em 2011 e desde então abriga diversos projetos de extensão, desenvolvimento e pesquisa. Para enriquecer ainda mais esse ambiente, o Conselho Gestor do EP irá realizar um ato político pelo pertencimento a esse espaço. O ato irá acontecer no dia 3 de setembro, a partir das 8h, e irá contar com o plantio de mudas na Agrofloresta Francisco Roberto Caporal e café da manhã coletivo.

O evento irá possibilitar a toda a comunidade acadêmica contribuir com o Sistema Agroflorestal que está sendo implantado no local, ação desenvolvida pelo projeto de extensão “Agrofloresta do Espaço Plural – Francisco Roberto Caporal”. Para participar as pessoas interessadas devem fornecer e plantar uma muda frutífera certificada. Todos que desejarem contribuir com o plantio devem preencher o formulário on-line até 25 de agosto, informando o tipo de muda escolhida. Os participantes também deverão contribuir com um item para a realização do café da manhã no dia do ato.

O coordenador do projeto, Bruno Cezar Silva, explica que a iniciativa busca chamar a atenção da comunidade para o projeto da agrofloresta. “O ato tem finalidade política, pedagógica e ambiental, pois estamos ocupando o Espaço Plural. O ato também configura a segunda etapa da implantação do sistema agroflorestal, com o plantio de árvores frutíferas”, destaca Silva, que relembra que na primeira etapa foram plantadas mudas de árvores nativas da Caatinga, fornecidas pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), pelo Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), ambos da Univasf, e pela empresa Agrovale.

A implantação do sistema agroflorestal foi iniciada em fevereiro deste ano com o intuito de tornar uma área do EP em um laboratório vivo para estudantes de pós-graduação e para as formações destinadas aos agricultores familiares, visando estimular a agricultura com baixa emissão de carbono e a recuperação de áreas degradadas.

Estão em atuação no Espaço Plural, órgão suplementar da Univasf que se localiza no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA), diversas ações e projetos, a exemplo do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), Horta Orgânica Comunitária para mulheres do entorno, Sisteminha Integrado de Produção, Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento-Ruth de Souza (Neafrar) e Núcleo de Desenvolvimento Territorial (DEDET). Também funcionam no local os Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e cursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), entre outra ações.