Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especialistas participam do 1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos

Notícias

Especialistas participam do 1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos

publicado: 22/08/2024 14h09 última modificação: 22/08/2024 14h09

Apresentações de trabalhos deram início à programação do evento na quarta-feira (21).

Conferências, mesas de debates e apresentações de trabalhos, entre outras atividades, integraram a programação de ontem (21), segundo dia do 1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos (CIMCCTS), promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento teve início na terça-feira (20), no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro. O Congresso é voltado para a reflexão das populações sobre a convivência com a região semiárida do Brasil e integra a programação dos 20 anos da Univasf.

A programação da quarta-feira teve início com as apresentações de trabalhos orais e em banner, com discussões sobre conscientização acerca da realidade trazida pelas mudanças climáticas. A estudante do 9º período do curso de Medicina Veterinária da Univasf Alícia Cristal Lima Rocha apresentou, ontem (21), dois trabalhos de projetos em que participa, a Cartilha fotográfica de aves em sistemas agroflorestais e o Levantamento ornitológico em sistemas agroflorestais sucessionais. Ambos os trabalhos foram realizados na cidade de Exu (PE) e promovem a preservação de elementos do bioma Caatinga.

Para Alícia (à esquerda na foto ao lado), a experiência como participante do evento tem sido importante por permiti-la conhecer diferentes temáticas e discussões que vão além do que ela estuda em sala de aula. “Em minha graduação estudo bastante sobre as atividades da agropecuária e os seus impactos no meio ambiente. Nesse congresso, com foco nas mudanças climáticas e as consequências no território semiárido, conheço o outro lado, o impacto que essas atividades agropecuárias têm e o quanto elas se tornam cada vez mais urgentes e necessárias de serem discutidas”, relatou a discente.

A docente do Colegiado de Ecologia do Campus Senhor do Bonfim da Univasf, Claudine Gonçalves Oliveira, apresentou no congresso o resultado de um projeto de extensão que busca desenvolver tecnologia social de baixo custo, realizado na comunidade quilombola Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim, com produtos recicláveis e que funcionam como ferramentas de educação ambiental. Para ela, o evento é importante pela temática urgente e atual poder ser debatida na região. “Não temos como fugir das mudanças climáticas, então é importante um evento deste porte no nosso semiárido, em uma Universidade jovem e que pode nos conectar com pessoas de todo o país. Assim, temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho, criar uma rede de contato e dar visibilidade para a nossa realidade”, destacou a professora.

O superintendente da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema-BA) e biólogo, Tiago Porto, integrou a mesa de debates “Gestão Ambiental Compartilhada: Integrando Ações de Mitigação e Adaptação Climática” e destacou a importância da participação dos órgãos ambientais em eventos como este. Segundo Porto, discutir a temática em conjunto com a sociedade e organizações é fundamental para conseguir implementar mudanças e melhorias em relação às mudanças climáticas. “Acredito que todo mundo precisa ser informado sobre o que são as mudanças climáticas, o que as estão causando e como nossas vidas são atravessadas pelas suas consequências todos os dias e em todos os territórios. Uma questão como essa é transversal e todo mundo precisa estar envolvido, seja a sociedade civil, o setor da educação, da infraestrutura e do transporte”, comentou.

Também começou ontem, como parte da programação do congresso, a 7ª Feira de Economia Solidária, Criativa e Cultural com a comercialização de produtos regionais. A feira acontece no pátio externo do Complexo Multieventos, até a sexta-feira (23).

O 1º CIMCCTS é organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e em Extensão Rural (PPGExR), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Governo do Estado da Bahia. A programação do congresso acontecerá até sábado (24). Mais informações sobre o evento e a programação detalhada estão disponíveis no site do congresso.