Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especialização em Educação Ambiental da Univasf lança livro sobre Educação Ambiental e Formação Docente

Notícias

Especialização em Educação Ambiental da Univasf lança livro sobre Educação Ambiental e Formação Docente

publicado: 13/07/2023 17h16 última modificação: 14/07/2023 12h04

"Educação Ambiental e Formação Docente" é o título do livro que reúne uma coleção de artigos de estudantes e professores do curso de Especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar, organizado pelo Programa Escola Verde (PEV) e ofertado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).  Primeiro de uma série de quatro títulos, o livro apresenta pesquisas sobre diferentes aspectos do papel da formação de professores para o desenvolvimento da educação ambiental formal e informal. A obra, que foi lançada no dia 3 de julho, está disponível no formato impresso e e-book.

O livro foi organizado por Paulo Roberto Ramos, coordenador da especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar; Hesler Piedade Caffé Filho, também docente do curso; e Enos André de Farias, colaborador da SEaD. Esta primeira edição, que tem o prefácio do ex-reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, é composta por 14 artigos que tratam sobre questões de educação ambiental em espaços não formais de ensino, componentes curriculares em escolas públicas, características de escolas quilombolas, dentre outros temas ligados à formação docente. No total, serão 53 artigos na composição da série. Os eixos temáticos dos próximos livros serão “Sustentabilidade”, “Gestão” e “Interdisciplinaridade”, respectivamente.

A edição impressa desse primeiro volume pode ser adquirida através da plataforma Amazon, com pagamento de uma taxa relativa à impressão e frete. Também é possível fazer download gratuitamente da obra pela plataforma zenodo. A produção é resultado de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes do curso de Especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar que foram transformados em artigos e publicações acadêmicas.

O professor Paulo Ramos  considera que os artigos representam o esforço de pesquisa de toda uma equipe. "Professores e estudantes, bem como dos coordenadores do Programa Escola Verde, se empenharam diuturnamente para realização desta especialização durante quase dois anos. Trata-se de uma modesta contribuição para a reflexão dos graves e urgentes problemas socioambientais que nos impacta a todos", destaca.

Segundo Hesler Caffé, a organização desses livros é uma oportunidade de divulgação dos achados pelos pesquisadores, professores e especialistas que foram formados pela Univasf. “Quanto mais longe forem esses textos e conclusões, maior a possibilidade de ampliar o conhecimento e pluralidade de ideias sobre o tema. A educação ambiental é um desafio e precisa que sua construção seja composta por várias formas de pensar, promovendo a convivência com diversas realidades. Através da educação é possível alterar modelos sociais, discutir novas experiências e buscar possibilidades de convívio harmônico com o ecossistema que pertencemos”, afirma.