Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante da Univasf desenvolve TCC no Instituto Butantan em São Paulo

Estudante da Univasf desenvolve TCC no Instituto Butantan em São Paulo

publicado: 24/01/2024 14h40 última modificação: 25/01/2024 08h57

Através do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os estudantes podem colocar em prática suas habilidades adquiridas durante a graduação e obter novas experiências. É o caso de Caio Carvalho Novais de Moraes, discente do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que escolheu o Instituto Butantan, localizado em São Paulo (SP), para desenvolver o projeto de pesquisa do seu TCC. Antes de iniciar seu estudo, Moraes participou, de agosto a novembro de 2023, do Programa de Estágio Curricular Obrigatório para o Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan, no qual foi selecionado para a única vaga ofertada.

A pesquisa de TCC de Moraes, orientada pelo docente do Colegiado de Zootecnia da Univasf Mateus Matiuzzi, com coorientação da pesquisadora do Butantan Marcia Regina Franzolin, tem como tema “Diagnóstico microbiológico e caracterização de bactérias isoladas de serpentes do Instituto Butantan, São Paulo, Brasil” e está sendo desenvolvida no Laboratório de Bacteriologia do Instituto.

O estudo atua na identificação e caracterização de bactérias relacionadas com processos infecciosos em serpentes mantidas no Butantan. Esses animais são utilizados pra extração do veneno e produção dos soros antiofídicos.. “O projeto é importante para garantir qualidade de vida para as serpentes e contribuir com o conhecimento científico acerca das bactérias envolvidas em processos patológicos nesses animais”, ressalta o estudante da Univasf, que atualmente cursa o 9º período da graduação.

Antes de ingressar no laboratório do Butantan, Moraes realizava o serviço de diagnóstico microbiológico oferecido ao Hospital Veterinário da Univasf, através do Laboratório de Microbiologia e Imunologia Animal do Campus de Ciências Agrárias (CCA) e, assim, se interessou por estudar sobre as bactérias relacionadas a processos infecciosos em animais e as alternativas terapêuticas para tratar essas infecções.

O estudante de Ciências Biológicas ressalta que estar em uma fundação que se destaca como centro de pesquisa científica e produção de imunobiológicos é gratificante. “O Instituto Butantan é uma referência em desenvolvimento de pesquisa no país, sempre o admirei. Estar aqui após finalizar o tempo de estágio é algo que me deixa muito feliz. Desde quando a pesquisadora do laboratório concordou em ser minha coorientadora para o TCC me sinto bastante realizado”, conta.

Para Moraes, sua participação no programa do Instituto também é um incentivo para que seus colegas da Univasf busquem desenvolver pesquisas no Butantan ou em outras instituições renomadas do país e tenham a mesma experiência que ele. “Diariamente, no Instituto, consigo adquirir novos conhecimentos devido ao contato com diversos pesquisadores e alunos, nacionais e internacionais, o que abre mais ainda as portas para o futuro que almejo na área acadêmica” ressalta o estudante.