Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf criam andadores ergonômicos para auxiliar na locomoção de idosos e pessoas com dificuldades motoras

publicado: 10/08/2023 17h27 última modificação: 11/08/2023 10h38

A turma reunida com o professor Olinto à frente: mobilidade para idosos e pessoas com dificuldades motoras. Foto: Arquivo pessoal

Trazer de volta a autonomia, bem como uma melhor estabilidade e equilíbrio durante a locomoção. Este é o benefício que o andador ergonômico para idosos e pessoas com dificuldades motoras, desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), visa proporcionar aos seus usuários. Foram criados três protótipos de andadores, que foi o resultado prático da disciplina de Ergonomia, sob a orientação do professor Lenilson Olinto, com a participação de 17 estudantes.

Para elaboração do trabalho, foram utilizados os conceitos da ergonomia para o desenvolvimento de um produto que pudesse remover ou atenuar barreiras que impossibilitam a locomoção das pessoas com restrição de movimentos. Divididos em três equipes, os estudantes desenvolveram andadores com concepções diferentes e de baixo custo, visando trazer melhor adaptação, conforto e segurança durante as atividades rotineiras do usuário. Foi criado um de menor custo, que permite ao idoso ou à pessoa com deficiência exercer seus movimentos de locomoção. Já o andador intermediário possui vários tipos de regulagem e bolsa para o transporte de objetos. O terceiro conta com tecnologia mais avançada, com suporte para o usuário, que além de ter o controle manual, possui alguns tipos de freios, como o de estacionamento.

Os andadores foram construídos seguindo as diretrizes do projeto da disciplina de Ergonomia. Nele, continham as especificações de locomoção, o público alvo, os tipos de instrumentos que deveriam ser agrupados, além de poder ser reproduzido de maneira fácil. Uma das equipes criou um andador a partir de um modelo já disponível no mercado, fazendo as devidas adaptações. “A gente conseguiu fazer uma adequação de um carrinho que já era disponível no mercado, mas passou por diversas modificações para que pudesse se transformar em um andador totalmente adaptado ergonomicamente para as pessoas que têm problema de equilíbrio ou dificuldade de locomoção”, conta Diego Vitor Silva, estudante do 8º período do curso de Engenharia de Produção.

Os três modelos de andadores serão doados ao Lar São Vicente de Paulo de Salgueiro, uma instituição de longa permanência para idosos. A estudante do 6º período Maria Valéria de Carvalho André afirma que os carrinhos foram pensados como um produto de inclusão social. “Ver o resultado final foi maravilhoso, pois o nosso objetivo foi alcançado, uma vez que construímos um produto adaptado e inclusivo, ou seja, criamos uma Tecnologia Assistiva, que possui fácil manuseio e design friendly, o qual permite que os idosos compreendam bem todas as suas funcionalidades e consigam utilizá-lo de maneira satisfatória”, diz.

O estudante do 8º período Wagner Sá considera o desenvolvimento do protótipo uma experiência enriquecedora e gratificante, apesar das dificuldades. “A cada passo que o projeto andava, a cada novo redesenho, a cada ferro soldado, a cada idoso que visitávamos e tomávamos consciência das suas necessidades, tínhamos a certeza de que iria dar certo. Quando o protótipo ficou pronto, me senti realizado por contribuir com a comunidade salgueirense e mostrar que podemos trazer coisas positivas para as pessoas”, afirma Wagner.

O professor Olinto ressalta a relevância social do desenvolvimento deste tipo de produto, que tem possibilidade de ser comercializado, para auxiliar o público com limitações de locomoção a ter mais independência. “Nossa população brasileira está envelhecendo cada vez mais e faltam espaços adequados ergonomicamente tanto para os idosos quanto para as pessoas com dificuldade de se locomover. Os estudantes conseguiram aplicar conceitos da engenharia para resolver um problema real e criar um produto que atinge esse público que, muitas vezes, fica à margem da sociedade, limitados dentro de casa, por não terem sua liberdade de locomoção”, ressalta.

Em períodos anteriores, a disciplina de Ergonomia já promoveu o desenvolvimento de outras soluções para a população. Há cerca de um ano, sob a orientação do professor Lenilson Olinto, os estudantes elaboraram dois protótipos de carrinhos ergonômicos para coleta de materiais direcionados a catadores de materiais recicláveis. Para conhecer mais sobre eles, acesse a notícia neste link