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Estudantes de Artes Visuais realizaram oficinas para o público infantil no 13° CBA

publicado: 23/10/2025 15h43 última modificação: 23/10/2025 15h43

A criançada colocou a mão na massa nas oficinas de arte dos pibidianos: pintura, gravura, reciclagem e outras. Fotos: Arquivo do Pibid/Cartes

Estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), participaram do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado de 15 a 18 de outubro, no Campus Juazeiro. Os estudantes realizaram oficinas artísticas para crianças durante o evento. A iniciativa teve como objetivo proporcionar vivências artísticas e educativas colaborando para a construção de práticas sustentáveis e inclusivas.

Realizadas no Espaço Ciranda do CBA, foram executadas seis oficinas, sendo elas: pintura, desenho, gravura, reciclagem e reuso de materiais, tintas naturais e pinturas de rosto. A ação envolveu 24 bolsistas do Pibid, que promoveram experiências sensíveis e educativas por meio da arte para crianças de 2 a 10 anos.

O Espaço Ciranda se constituiu em uma rede de apoio às famílias, especialmente às mulheres que estavam participando ativamente do Congresso. A realização das oficinas possibilitou a ampliação da participação social e acadêmica, com o acolhimento e a inclusão do público infantil.

Segundo a coordenadora de área do Pibid de Artes Visuais, Isabela Barbosa Rodrigues, a realização das oficinas fortalece o compromisso social e educativo do programa. “Oficinas como essas oferecidas no CBA ampliam a inclusão e o acolhimento das famílias, especialmente das mulheres participantes do evento. Também reforçam o papel social e transformador da arte e da educação em espaços não formais”, comentou Isabela.

Para a professora, a experiência dos pibidianos no 13º CBA reforça o vínculo entre arte, educação e agroecologia, destacando o papel das licenciaturas na construção de práticas educativas comprometidas com a sustentabilidade, a inclusão e o diálogo entre saberes.