Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de mestrado e doutorado da Univasf podem se inscrever para mobilidade acadêmica na Hungria

Notícias

Estudantes de mestrado e doutorado da Univasf podem se inscrever para mobilidade acadêmica na Hungria

publicado: 11/12/2025 15h46 última modificação: 11/12/2025 15h57

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulga as inscrições para o Stipendium Hungaricum (SH), programa de mobilidade destinado a discentes que desejam cursar parte de seus estudos na Hungria em 2026. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de janeiro e oferecem bolsas com duração de 3 a 9 meses para os níveis de mestrado e doutorado, em diversas áreas do conhecimento. Os candidatos podem escolher um curso entre quase 30 instituições de ensino húngaras e mais de 600 cursos ofertados em inglês e húngaro, além de algumas opções em alemão, francês e outros idiomas estrangeiros.

Os estudantes podem se candidatar no site do programa. Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser esclarecidas com a ARI pelo e-mail international@univasf.edu.br. O programa garante isenção de taxas universitárias, auxílio mensal de aproximadamente 110 euros para mestrado e de 350 a 450 euros para doutorado durante todo o período de estudos. O SH também prevê alojamento gratuito ou ajuda de custo de cerca de 100 euros para acomodação, seguro médico no sistema público de saúde da Hungria e carteirinha estudantil, que possibilita descontos no transporte público, museus e eventos. Para os estudantes interessados em trabalhar durante a vigência da bolsa, a legislação húngara permite o exercício de até 24 horas semanais mediante permissão de residência estudantil.

Criado pelo Governo Húngaro em 2013, o Stipendium Hungaricum é supervisionado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Comércio e gerido pela Fundação Pública Tempus. O programa é baseado em acordos bilaterais de educação entre a Hungria e os países parceiros, estando disponível em mais de 100 países, distribuídos por cinco continentes. No Brasil, o SH funciona desde 2016 e contempla anualmente cerca de 250 estudantes brasileiros.. Para mais informações sobre o programa e seus editais acesse o site oficial da Stipendium Hungaricum.

Mais informações sobre o Stipendium Hungaricum estão disponíveis na página da ARI.