Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feira de Orgânicos da Univasf celebra um ano de realização com programação especial

publicado: 13/06/2023 11h29 última modificação: 13/06/2023 11h37

Há um ano, toda quinta-feira, na Universidade Federal do Vale do São Francico (Univasf), acontece a Feira de Orgânicos que comercializa alimentos como legumes, hortaliças, frutas e verduras, na rampa do prédio da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE). A ação é promovida pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Terra da Liberdade. Para celebrar um ano de realização da feira, nesta quinta-feira (15), a partir das 8h, haverá uma programação especial com visitação à exposição “Frame e Recorte” e exibição de documentário, produzido por estudante e professoras do Colegiado de Artes Visuais (Cartes).

Na programação festiva, haverá a exibição do documentário "Assentamento Terra da Liberdade - Falta água nesse chão?", produzido pelo discente Bruno de Melo e pelas docentes Isabela Barbosa e Havane Melo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Univasf.  A obra, que conta com a participação de Maria José da Conceição, Marinalva Pereira da Silva, Idenildo Damião de Souza e Maria Lopes da Silva, membros do Assentamento Terra da Liberdade, será exibida às 10h, na antiga sala do Conuni, na Reitoria.

Também como parte da programação a artista Rafaela Lucas, discente do Cartes, receberá os agricultores e estudantes da escola do Assentamento em visitação à sua exposição "Frame e Recorte", que está disponível no hall da Reitoria. A Mostra apresenta obras que são representações denominadas dioramas, formas artísticas tridimensionais de caráter realista, de cenas da vida para fins de exposições diversas, e são baseadas em filmes de animações.

A Feira de Orgânicos é uma iniciativa do Projeto de Extensão da Dacc “A Feira de Agricultura Familiar como Dispositivo de Transformação Social e Preservação Ambiental”. Segundo a diretora da Dacc, professora Flora Romanelli Assumpção, a feira tem tido um impacto positivo tanto para os comerciantes quanto para os clientes. “A feira está sendo muito positiva para a renda dos agricultores, bem como pros clientes que já têm consciência da importância da agricultura orgânica e de alimentos que não nos adoecem nem ao planeta”, afirma.

A celebração que acontecerá nesta quinta-feira será um momento de interação entre a Universidade e membros do Assentamento Terra da Liberdade. Para a professora Flora é importante manter uma relação entre Universidade e a comunidade em geral. “A população precisa compreender que seu bem-viver também depende do desenvolvimento das pesquisas e ações de comunicação das universidades. Estamos vivendo um momento em que a população precisa aprender sobre os benefícios que as universidades lhes proporcionam em termos de saúde, cultura e conquista de cidadania”, disse a diretora da Dacc.