Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Forró de Iván Greg e batuque do Baque Opará marcam abertura da 18ª Scientex

Notícias

Forró de Iván Greg e batuque do Baque Opará marcam abertura da 18ª Scientex

publicado: 28/11/2025 10h37 última modificação: 28/11/2025 10h37

Baque Opará espalhou a força de sua percussão no hall do Cineteatro.

A abertura oficial da 18ª Semana de Ensino, Pesquisa, Tecnologia e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) encheu o Campus Sede, em Petrolina, de música, dança, movimento e alegria, na noite da quarta-feira (26). Este ano, a abertura do mais importante evento acadêmico anual da Univasf aconteceu com uma programação exclusivamente cultural, após um primeiro dia de oficinas, minicursos, palestras e mesas redondas, que reuniu estudantes, professores e técnicos de todos os campi da Univasf.

A abertura teve início com a apresentação do cantor e sanfoneiro Iván Greg, que com muito forró e animação, colocou as pessoas presentes para dançar, no hall em frente à biblioteca. As estudantes de Psicologia Flávia Silva e Daniela Gomes, do 5º período, participaram desse momento. Flávia integra o Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC), coordenado pela professora Alvany Santiago, do Colegiado de Administração. Daniela é extensionista, em projeto coordenado pelo professor Daniel Tenório, do Colegiado de Farmácia. As duas discentes, que participam de sua terceira Scientex, gostaram do formato de abertura deste ano.

Após o forró de Iván Greg, a potente percussão do Baque Opará deu seus primeiros acordes. E foi com o batuque do Baque Opará, puxado pela professora Bárbara Cabral, do Colegiado de Psicologia, que a comunidade acadêmica saiu pelo campus num cortejo até o Cineteatro. O reitor Telio Leite, que estava em férias, acompanhou todo o percurso.

Ao chegar ao Cineteatro, o cortejo foi recebido pela reitora em exercício, Lucia Marisy de Oliveira, e o hall do Cineteatro se encheu de música e vibração. Ela disse que a abertura do evento deste ano quebrou paradigmas. “Estou feliz de ver a Univasf renovando a Scientex com música, com alegria, com dança e felicidade. Essa é a Univasf que eu desejo. Esse ano de 2025 temos muito o que celebrar, tivemos muitas realizações, fizemos muitas coisas importantes. Estamos transpondo muros, chegando a outros lugares, inclusive a outros países”, afirmou.

O reitor Telio Leite destacou a importância da arte e da cultura. “Universidade também é música, é dança, é cultura. É importante que a gente tenha esses momentos para consolidar o trabalho árduo que é feito no ambiente acadêmico e que precisa cultivar todas as vertentes artísticas para mexer com nossas emoções e nosso estado de espírito”, ressaltou o reitor. Para ele, a Scientex será um evento de grande relevância acadêmica, permitindo a troca de conhecimentos e experiências e a interação entre os participantes dos vários campi da Univasf.

A pró-reitora de Extensão, Michelle Christini Vieira, que coordena a organização da 18ª Scientex, destacou que o evento é para os discentes. “É um evento especialmente destinado aos estudantes e muito importante para que todos possam se conhecer, interagir e trocar experiências”, disse a docente.

Evento é organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Michelle Vieira destacou a diversificada a programação acadêmica dos três dias da Scientex e ressaltou a realização da 2ª Noite Cultural, que irá marcar o encerramento do evento nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, com show de forró de Romeritos, seguido da banda de pop rock The Doctors e do Pagode 874, fechando a programação. Os shows acontecerão no estacionamento próximo ao Cineteatro.

Organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), a 18ª Scientex tem como tema “Universidade viva, ciência e democracia: o Brasil que queremos começa aqui”. Este ano, integram a programação do evento: a 20ª Jornada de Iniciação Científica, a 20ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, a 20ª Mostra de Extensão, a 17ª Mostra de Monitoria e Tutoria, a 14ª Mostra de Pós-Graduação, a 14ª Mostra do PET-Saúde, a 14ª Mostra do PIBID, a 13ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico, a 4ª Mostra do CIEB Rui Barbosa, a 4ª Mostra de Extensão do HU-Univasf, a 3ª Jornada da Educação a Distância, além dos 2º Jogos Intercampi, do Sarau de Iniciação Científica e Inovação e do 1º Encontro das Ligas. Também foram realizados minicursos, oficinas, palestras e mesas redondas. A programação detalhada está disponível no site e no Instagram oficial do evento.