Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fundações de Apoio e Marco Regulatório de CT&I são discutidos em evento na Univasf

publicado: 02/08/2023 15h34 última modificação: 07/08/2023 09h39

O evento “Debates iniciais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação”, promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), aconteceu ontem (1°), no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). Realizado em parceria com o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), o encontro discutiu o papel das Fundações de Apoio e a estrutura da Procuradoria-Geral Federal (PGF) na execução das políticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e os aspectos relevantes do Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

A programação foi composta por duas palestras. A primeira foi ministrada pelo consultor Federal em Educação, Ciência e Tecnologia da PGF/AGU, procurador Federal Jezihel Pena Lima. Ele abordou o tema “O Papel das Fundações de Apoio e a estrutura da PGF na execução das políticas públicas de PD&I”. A segunda palestra debateu sobre os “Aspectos relevantes do Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação” e foi ministrada pela procuradora Federal Diana Guimarães Azin, integrante da Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da PGF/AGU.

Em sua palestra, Diana Azin falou sobre o marco legal e os vários instrumentos e ferramentas jurídicas que ele estabelece como medida para impulsionar e alavancar a pesquisa no Brasil. A procuradora também destacou o trabalho da Univasf e do IFSertãoPE pela atuação em conjunto na busca por melhorias na área de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Segundo Jezihel Pena Lima, para a implementação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação ainda existem empecilhos que devem ser reconhecidos para que a sociedade possa ser transformada. “Para nos tornarmos um país desenvolvido, o caminho é a inovação e o investimento em ciência e tecnologia. É necessário caminhar nessa direção, entender o marco legal e implementar essas políticas que ele possibilita”, comentou.

Para Flávio Pereira Gomes, procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Univasf, o evento foi importante por reunir as instituições que trabalham com essa temática na região, e dessa forma, fomentar as práticas de ciência, tecnologia e inovação para que a universidade seja o ponto de partida. De acordo com o procurador, outros eventos serão realizados para discutir e estimular, no âmbito acadêmico, as parcerias na área de CT&I.

O debate contou com a presença da reitora em exercício da Univasf, Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, do chefe da Unidade e Saúde do HU-Univasf, Helder Lopes, e do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Francisco Kelsen de Oliveira. O evento foi transmitido pelo canal da TV Caatinga no Youtube e pode ser assistido por meio deste link.