Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores da Univasf participam de visita técnica ao município de Lagoa Grande

Gestores da Univasf participam de visita técnica ao município de Lagoa Grande

publicado: 15/04/2024 17h02 última modificação: 15/04/2024 17h02

Foram discutidas parcerias para ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, e a vice-reitora, Lucia Marisy de Oliveira, visitaram o município de Lagoa Grande, na sexta-feira (12). Eles foram recebidos pelo prefeito da cidade, Vilmar Cappellaro. A visita teve como objetivo discutir parcerias para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação no município.

Também estiveram presentes os pró-reitores de Ensino, Marcelo Ribeiro; e Extensão, Michelle Vieira; o superintendente do Hospital Universitário (HU-Univasf), Julianeli Tolentino de Lima; e os gerentes do HU-Univasf, Ricardo Santana de Lima, de Ensino e Pesquisa; e Aristóteles Cardona, de Atenção à Saúde. Além do prefeito, secretários municipais de várias pastas acompanharam a visita, entre eles o de Governo, Valman Rivas; de Educação, Sandra Amaral; de Saúde, George Luiz; de Agricultura, Antonio Coelho; de Assistência Social, Iane Ferreira; e a coordenadora do Polo UAB, Fabiana Ribeiro; entre outros.

Os gestores da Univasf visitaram o Polo Empresarial de Lagoa Grande, recentemente inaugurado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lira, onde serão implantadas empresas de diversos segmentos de atuação. Em seguida, o grupo conheceu a Enoteca (foto ao lado), que, além de espaço dedicado à arte e cultura, com foco especial para o registro da vitivinicultura na região, sedia as atividades de educação a distância do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Lagoa Grande. Também houve visitas à Vinícola Garziera e ao Hospital Municipal (foto abaixo) de Lagoa Grande.

O prefeito Vilmar Cappellaro destacou a importância de ampliar as relações com a Univasf, especialmente nas áreas de educação, agricultura e saúde. “Precisamos da expertise da Univasf e queremos fazer parcerias que possam ajudar na formação de profissionais para a cidade”, afirmou Cappellaro, que lembrou que Lagoa Grande foi escolhida a Capital da uva e do vinho no Estado de Pernambuco.

O reitor Telio Leite ressaltou que as parcerias com os municípios da região são de grande relevância para a Univasf e beneficiam a população. “Há muitas possibilidades de ações conjuntas que podem ser realizadas com o município nas áreas de ensino, com a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância; de extensão, com a realização de projetos nas áreas de ciências agrárias, da saúde, Ciência e Tecnologia”, comentou.

Para dar prosseguimento às discussões sobre projetos a serem realizados em parceria entre a Univasf e o município de Lagoa Grande será criado um Grupo de Trabalho com a participação de servidores da Instituição e representantes do governo municipal. A expectativa é formalizar as ações por meio de um Termo de Cooperação, a ser firmado em breve.