Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar acontece de 22 a 25 de novembro

publicado: 13/11/2023 16h41 última modificação: 13/11/2023 16h41

“Desenvolvimento Sustentável Necessário” é o tema central do I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar (Cineai), organizado pelo Programa Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado no Complexo Multieventos da Univasf, localizado no Campus Juazeiro, entre os dias 22 e 25 de novembro. As inscrições para participar estão abertas até o dia 20 e as submissões para artigos foram prorrogadas até quarta-feira (15).

Os interessados podem se inscrever mediante pagamento de uma taxa, através do site do congresso e presencialmente nos dias 21 e 22, na secretaria do evento. Os valores da inscrição variam conforme a categoria do participante. Os inscritos poderão submeter seus artigos completos para um dos grupos de trabalho (GTs), para que sejam apresentados de forma oral ou em painel.

O Cineai será realizado simultaneamente com os seus precursores, o VI Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar e o IX Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar, com o intuito de discutir os aspectos culturais, econômicos, étnicos, políticos, epidemiológicos, religiosos e sociais das problemáticas ambientais. O evento pretende reunir estudantes, professores, pesquisadores, ambientalistas e todos aqueles interessados em debater e compartilhar experiências sobre a Educação Ambiental.

A programação do congresso dispõe de diversas atividades e ações, como minicursos, oficinas, mesas redondas e palestras, que visam à formação e capacitação dos participantes. O evento contará com a presença de representantes de diversas Instituições de Ensino Superior de nove países e 22 estados brasileiros. A palestra de abertura, sobre os “Princípios da Epistemologia Ambiental”, será ministrada presencialmente pelo professor Enrique Leff, da Universidad Nacional Autónoma de México.

Segundo o coordenador geral do Cineai e docente do Colegiado de Ciências Sociais, Paulo Ramos, durante o evento será realizada a premiação Celso Franca pela primeira vez. Além de premiar os melhores trabalhos com um certificado de honra e mérito, o prêmio tem como intuito homenagear o vice-coordenador do PEV, Celso Franca, que faleceu este ano.

“Para nós é um orgulho promover um evento desse porte com tantas pessoas discutindo temas relevantes e variados, relacionados às políticas públicas, meio ambiente e gestão das cidades. Vamos discutir questões sobre desmatamento, mudanças climáticas, saneamento em geral e muitos outros, além da troca de experiências e conhecimento entre os participantes”, relata Paulo Ramos.

O congresso conta com o apoio de diferentes instituições de ensino superior da região. Além da Univasf, estão envolvidas no projeto a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), a Faculdade de Petrolina (Facape), e outras instituições do Vale do São Francisco e de diferentes regiões do país. O objetivo principal do evento é promover o intercâmbio, a troca de experiências e a divulgação de trabalhos desenvolvidos individualmente ou em equipe, em várias instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

Mais informações sobre o I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar estão disponíveis no site.