Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Fórum Regional de Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento na Mineração acontece nesta sexta-feira (27)

publicado: 24/11/2020 16h25 última modificação: 24/11/2020 16h25
Layla Shasta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio dos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e Extensão Rural (PPGExR), promoverá nesta sexta-feira (27), o I Fórum Regional de Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento na Mineração (FRSIDM). O evento é realizado em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a Mineração Caraíba e o Worldwatch Institute Brasil (WWI Brasil), com o objetivo de discutir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e ações de combate às desigualdades sociais. O Fórum acontecerá no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro (BA), e será transmitido para o público pelo canal da TV Caatinga no YouTube.

As inscrições para obtenção de certificado pela participação online são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento, por meio do site. A programação do simpósio tem início às 8h e segue até as 17h30, com mesas redondas, palestras e apresentações culturais. O evento promoverá atividades sobre as temáticas centrais “Mineração, Inovação e Sustentabilidade” e “Agenda 2030 da ONU e as Instituições Públicas e Privadas na Execução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Ao fim do dia, será realizada uma reunião plenária para a confecção e homologação da Carta Juazeiro: Mineração, Sustentabilidade e Inovação. A programação completa pode ser encontrada no site do evento.

De acordo com Lucia Marisy, docente do PPGADT e do PPGExR e uma das responsáveis pela organização do Fórum, além de debater os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, serão discutidas possíveis ações que as empresas de mineração precisam realizar junto às populações impactadas pelas atividades mineradoras. “O objetivo é que estas instituições definam, juntas, um plano de políticas sociais, envolvendo ações para a mitigação da pobreza, proteção ao meio ambiente, entre outras questões”, afirma a professora.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma coleção de 17 objetivos, que integram a Agenda 2030 da ONU, destinados aos países de todo o mundo, visando acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. A Univasf integra a Iniciativa de Impacto Acadêmico (United Nations Academic Impact – UNAI) da ONU, que reúne instituições de educação superior de diversos países. Como membro da UNAI, a Universidade se responsabiliza a, através da educação, fomentar os Objetivos da ONU. A professora Lucia Marisy destaca que a realização do I Fórum Regional de Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento na Mineração representa uma oportunidade para promover discussões e disseminar conhecimento a respeito dessa iniciativa da ONU, ainda desconhecida por muitas pessoas da comunidade.