Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário Integrado das Licenciaturas da Univasf discutirá “Trabalho docente, currículo e saberes escolares no contexto da pandemia”

publicado: 15/06/2021 17h24 última modificação: 16/06/2021 08h47
Renata Freitas

Com o objetivo de fortalecer os cursos de licenciatura e discutir temáticas relevantes para a formação docente, será realizado o I Seminário Integrado das Licenciaturas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, direcionado aos estudantes das licenciaturas da Univasf e aos professores da rede básica de ensino, acontecerá de forma remota de 12 a 14 de julho, com o tema “Trabalho docente, currículo e saberes escolares no contexto da pandemia”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 30 de junho, gratuitamente.

O I Seminário Integrado das Licenciaturas da Univasf reunirá o I Webinário do CPIL e o III Seminário Integrado do Pibid e da Residência Pedagógica, numa iniciativa do Comitê de Políticas Institucionais para as Licenciaturas (CPIL), o Pibid e a Residência Pedagógica, com apoio das Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex) da Univasf. Os interessados devem se inscrever pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE). As transmissões ocorrerão no período da tarde pelo Google Meet e à noite pelo canal Sead Univasf, no YouTube.

A programação é composta por palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos. A palestra de abertura do evento abordará a temática “Trabalho docente em tempos de pandemia: Ensino remoto e a precarização da profissão” e será ministrada pela professora Alessandra Santos de Assis, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também serão debatidos “Design thinking na educação básica: Caminhos para docência ativa no contexto da pandemia” e “O neoliberalismo e as reformas curriculares no Brasil”, entre outros assuntos.

Os cursos e oficinas ofertados no I Seminário Integrado das Licenciaturas da Univasf são: “Língua de Sinais do Brasil, Libras: origem, reconhecimento legal, conceito e noções gerais”, “Ensino híbrido aplicado à Educação Básica”, “Uso de aplicativos e redes sociais enquanto instrumentos de ensino Geografia e Ciências da Natureza” e “Ensino de Biologia e Fake News”. Todos têm vagas limitadas.

A presidente do CPIL, professora Janedalva Pontes Gondim, destaca que o seminário é importante para fortalecer o debate institucional sobre a formação docente na região de abrangência da Univasf e para problematizar a situação do ensino remoto no contexto da pandemia de Covid-19. “Também é relevante para discutir as reformas curriculares propostas pelo Governo Federal para a educação básica e para a formação de professores, especialmente diante dos ataques à educação pública e aos profissionais da educação”, diz.

A programação detalhada do I Seminário Integrado das Licenciaturas da Univasf encontra-se no Sistema de Gestão de Eventos (SGE) e neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pibid@univasf.edu.br.