Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário Pibid e PRP da Região Nordeste começa nesta terça-feira (10)

I Seminário Pibid e PRP da Região Nordeste começa nesta terça-feira (10)

publicado: 09/08/2021 17h11 última modificação: 09/08/2021 17h11
Júlia R. Mendes

Com cerca de dez mil participantes de diversas instituições, o I Seminário Pibid e PRP da Região Nordeste dará início à sua programação nesta terça-feira (10). O evento, que acontece até 13 de agosto, é promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) juntamente com outras Instituições de Ensino Superior nordestinas e tem como objetivo divulgar a produção dos trabalhos realizados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Nordeste. A programação conta com oito mesas redondas, 19 oficinas, 17 Grupos de Trabalho (GTs) e 25 minicursos, além aproximadamente dois mil relatos de experiência e artigos científicos inscritos, e será transmitida pelo canal do evento no YouTube.

Para a conferência de abertura do evento, que será realizada às 17h de amanhã (10), a convidada é a professora Bernadete Gatti, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que irá ministrar a palestra sobre o tema “Tempos atuais: saberes e práticas da docência em questão”. A palestra também terá participação da tradutora/intérprete de Libras Tailane Brito de Souza, que faz parte da equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf. A abertura do seminário será transmitida pelo canal UFCG Virtual no YouTube. A programação completa do I Seminário Pibid e PRP da Região Nordeste está disponível no site do evento.

As oficinas e minicursos irão acontecer nos dias 11 de agosto, das 17h às 19h, e 12 de agosto, das 10h às 12h. Entre os diversos minicursos, que serão ministrados pelos participantes da Residência Pedagógica, um irá abordar a temática “Produção de biodiesel como tema interdisciplinar no ensino de ciências naturais para aluno do ensino médio”. Esse minicurso será ministrado pelos integrantes do PRP da Univasf, professores Andreia Araújo de Almeida e Júlio César da Silva Moura Vieira, da rede básica de ensino, e pelos professores Lucas dos Santos Fernandes e Gisele Soares Lemos Shaw, dos Colegiados de Ciências da Natureza dos Campi Serra da Capivara (PI) e Senhor do Bonfim (BA), respectivamente. Os docentes irão dialogar com os participantes sobre a interdisciplinaridade no ensino de Ciências Naturais a partir do tema biodiesel.

Já as oficinas do seminário serão realizadas pelas equipes do Pibid. A Univasf ofertará a oficina “O audiovisual como ferramenta pedagógica”, que será realizada pelos professores do Pibid Univasf Karla dos Santos Ferreira, Givanildo Belarmino da Silva Júnior e Queliane dos Santos Silva, da rede básica de ensino, e pela professora Rosicleide Araújo de Melo, do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf. A oficina irá apresentar os conhecimentos básicos sobre design gráfico, edição de podcast e edição de vídeo para fomentar o uso dessas ferramentas nas atividades pedagógicas.

As mesas redondas foram organizadas por estado e abordarão diversas temáticas, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desafios do PIBID e da RP no ensino remoto, formação docente e formação continuada, entre outros. No dia 12 de agosto, a Univasf irá mediar a mesa sobre o tema “A BNC – Formação e seus impactos na formação inicial de professores”, que terá a participação dos professores José Paulino, da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), e Tarcia Regina da Silva, do PRP da Universidade de Pernambuco (UPE). Eles irão discutir sobre as novas normas para a formação do professor. O debate acontecerá às 16h, no canal do I Seminário no YouTube.

O bate-papo contará com a mediação da professora do Colegiado de Ciências da Natureza e coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica na Univasf Jocilene Gordiano Pereira, que também faz parte da comissão organizadora do evento. “Será um momento de efetiva interlocução, discussão e aprendizagem, já que a BNC Formação é um dos assuntos mais discutidos na atualidade. Vamos discutir as políticas públicas educacionais para a formação docente”, pontua Jocilene.

A programação também conta com apresentações dos Grupos de Trabalho (GTs) que irão expor os trabalhos desenvolvidos no Pibid e na Residência Pedagógica. O encerramento do evento, no dia 13, será constituído de um Fórum reunindo diferentes representações educacionais, como o Fórum dos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (ForPibid), Coordenadoria de Ensino de Graduação (Cograd) e coordenações institucionais dos dois Programas. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site.