Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (II Conartes) começa hoje (3) na Univasf

publicado: 03/07/2019 11h19 última modificação: 03/07/2019 11h19
Layla Shasta

Estabelecer redes colaborativas de produção do conhecimento acadêmico em Artes na região do Semiárido e dialogar sobre políticas públicas para a formação de docentes são os objetivos do II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (II Conartes) e do III Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes, que acontecem simultaneamente, a partir de hoje (3), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA). A programação segue até sábado (6).

O II Conartes  é aberto ao público e ainda há vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas hoje, no local do evento, das 13h às 15h. Os estudantes interessados devem levar comprovante de matrícula para o ato de inscrição. Nesta edição, as atividades terão o tema "Transformar para Resistir" e os dois eventos promoverão um conjunto de ações que irão abordar as políticas educacionais atuais, bem como, questões curriculares e seus impactos na formação de professores de Arte.

Na programação estão minicursos, oficinas, simpósios e sessões temáticas, além de lançamento de livros e atividades culturais. A conferência de abertura acontece às 19h de hoje, no auditório principal do Multieventos, em Juazeiro, e irá discutir “O ensino de arte na América Latina: Diálogos entre Brasil e Argentina”. A palestra será ministrada pelos professores Federico Bujan, da Universidade Nacional de las Artes (UNA/Argentina), e Maria Cristina Rosa da Fonseca, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Brasil).

O II Conartes é promovido em parceria entre o Colegiado de Artes Visuais da Univasf e os cursos de graduação em Música, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE); Teatro, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Dança na modalidade EaD, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A união do evento com o “Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte”, projeto que tem o objetivo de mapear a oferta de licenciaturas em artes no Brasil e na Argentina, busca proporcionar um aprofundamento das discussões sobre a formação de docentes em meio à atual conjuntura política.