Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Simpósio Nacional do PET-Biomecânica começou hoje (11) na Univasf

II Simpósio Nacional do PET-Biomecânica começou hoje (11) na Univasf

publicado: 11/10/2023 17h01 última modificação: 11/10/2023 17h02
Nicole Muniz

O evento iniciou com conferência de abertura no auditório da biblioteca do Campus Sede.

Teve início na manhã de hoje (11), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o II Simpósio Nacional do PET- Biomecânica. O evento foi organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Biomecânica do Colegiado de Educação Física (Cefis) da Univasf e sua programação continuará até sábado (14), no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). O Simpósio tem como objetivo promover um debate científico sobre a aplicabilidade da biomecânica em diversos contextos da Educação Física e outras áreas da saúde.

O evento, que teve mais de 100 inscritos, começou com uma mesa de abertura, que contou com a presença do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; da pró-reitora de Extensão, Michelle Christini Araújo; do pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro; do diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Daniel Tenório da Silva; do coordenador do Colegiado de Educação Física, Luiz Alcides Ramires Maduro; e do presidente da comissão organizadora do Simpósio, Rodrigo Carvalho.

A programação seguiu com a conferência de abertura “Marketing "cons-ciência" na Educação Física”, ministrada pelo educador físico Felipe Cowl. A estudante do 4º período do curso de Educação Física da Univasf, Ariane Raquel da Silva Bezerra, está participando do evento como ouvinte e se inscreveu com o intuito de vivenciar o conhecimento da educação física na prática. “Além da teoria, este evento promete muita prática. Acho importante ter essa experiência e conhecer tanto os profissionais quanto os assuntos relacionados à área”, disse a discente.

Integrante do PET Biomecânica há um ano, o estudante Alexandre Brandão Teixeira de Figueiredo, do 4º período de Educação Física, acredita que o simpósio é importante por contribuir com novos conhecimento para sua formação. “O evento é extremamente relevante, atraiu público externo que se interessa por essas áreas e abordará temas importantes sobre o mercado de trabalho”, contou o discente. Figueiredo é bolsista do projeto desde o início do ano e irá apresentar, durante o evento, o trabalho “Efeitos da Ventilação não Invasiva na Massa Corporal, Funcionalidade e Qualidade de Vida em Obesos: Uma Revisão Sistemática”.

Segundo o professor Rodrigo Carvalho, o II Simpósio Nacional do PET- Biomecânica tem como intuito unir as partes teórica e prática da área de biomecânica, através de palestras e minicursos. “É muito importante para o PET estarmos promovendo este segundo simpósio. Trouxemos além da parte teórica e científica, a parte prática. Vamos falar sobre pesquisa e teoria nas palestras e, depois, partimos para a prática com a realização dos minicursos”, afirma o docente.

Até sábado, serão realizados durante o evento workshops, minicursos, palestras e apresentações de trabalhos científicos. Dentre os minicursos que serão ministrados destacam-se: Beach Tennis, Levantamento de Peso Olímpico (LPO) e de Hipertrofia. A programação detalhada está disponível no site do simpósio.