Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte acontece em abril

Notícias

IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte acontece em abril

publicado: 09/02/2023 09h27 última modificação: 09/02/2023 09h27
Júlia Mendes

Políticas públicas, formação de professores e o contexto das artes. Este é o tema do IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte, que acontecerá no período de 19 a 22 de abril. O evento, promovido pelo Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG), projeto que conta com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e outras instituições da América Latina, será realizado presencialmente no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis (SC). Estudantes, professores de Arte da rede pública e artistas podem se inscrever gratuitamente até o início do evento.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do encontro. Os participantes também podem submeter trabalhos até o dia 20 de fevereiro, através do e-mail arteobservatorio@gmail.com. As orientações para formatação do resumo expandido podem ser encontradas no site. A programação do IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte inclui o III Ciclo de Debates Formação e Arte nos Processos Políticos Contemporâneos e o I Encontro Nacional de Arte do Pibid e Residência Pedagógica. Os eventos acontecerão simultaneamente promovendo palestras, mesas e apresentações de trabalhos científicos.

A professora Janedalva Pontes Gondim, do Colegiado de Artes Visuais (Cartes) da Univasf, coordena o Núcleo de Ensino de Artes Visuais da Univasf, que faz parte do Observatório, e a comissão científica do evento. Ela participará da Mesa 2 – A Educação Básica e o Ensino de Arte: recortes a partir de diferentes regiões do Brasil, no dia 19 de abril, às 16h, para falar sobre os projetos de pesquisa e extensão realizados pelo Núcleo de Ensino de Arte da Univasf no período de 2019 a 2022. A mesa também contará com a participação das professoras Ana Luiza Ruschel Nunes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); e Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A programação completa pode ser encontrada no site do evento.

O Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG) é um projeto de colaboração entre pesquisadores da América Latina, que teve início em 2011. Atualmente, o projeto é composto por pesquisadores de 16 instituições de Ensino Superior, especialmente do Brasil e da Argentina. O objetivo do grupo é discutir os mais diversos aspectos constituintes da conjuntura de formação docente em Artes Visuais. Mais informações sobre o Observatório e suas atividades podem ser encontradas no site do projeto.

registrado em: , ,