Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IX Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco começa nesta quarta-feira (30) na Univasf

publicado: 28/08/2023 16h21 última modificação: 28/08/2023 16h21

O IX Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) será realizado a partir desta quarta-feira (30), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento acontecerá em conjunto com o III France-Brazil Meeting on Natural Products (3º Encontro Franco Brasileiro de Produtos Naturais) até sábado (2) no Cineteatro da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento.

O Plamevasf já conta com mais de 400 participantes inscritos e terá palestrantes de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e da França. A programação, composta por cursos, palestras e apresentações de trabalhos científicos, terá início às 14h da quarta-feira (30), com os cursos pré-simpósio. A cerimônia de abertura será realizada a partir das 18h. A conferência de abertura do simpósio será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Leopoldo Clemente, que falará sobre o tema “Divulgação científica e fake news na área de plantas medicinais”.

Os interessados e participar do Plamevasf podem se inscrever presencialmente no Laboratório de Bioquímica, com a Comissão de Estudantes do curso de Farmácia, ou pelo site por meio deste link. A programação detalhada do evento encontra-se disponível no site do Plamevasf.

Organizado a cada dois anos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) e ao Colegiado de Farmácia (CFarm) da Univasf, o Plamevasf tem como objetivo promover a discussão em todos os campos da pesquisa e inovação nas áreas de plantas medicinais, produtos naturais e medicamentos fitoterápicos.

O presidente da comissão organizadora, Jackson Guedes, destaca que esta edição marca a retomada do evento após a pandemia de Covid-19. “Esse será o simpósio do reencontro. E também o reencontro do Brasil com a ciência, principalmente pelo momento que estamos vivendo hoje. Então, as expectativas são as melhores possíveis”, afirma.