Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 da Univasf recebe moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina

publicado: 12/04/2022 14h15 última modificação: 12/04/2022 14h15
Júlia R. Mendes

O Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Vereador Plínio Amorim. A moção de aplausos foi aprovada por unanimidade pelos membros presentes na 16ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo do ano de 2022, realizada no dia 31 de março. O laboratório recebeu o reconhecimento por alcançar a marca de 15 mil testes RT-PCR realizados.

De autoria do vereador Zenildo do Alto do Cocar, a moção de aplausos destaca a equipe de profissionais do laboratório pelos exames processados. A sessão aconteceu presencialmente na Câmara Municipal de Petrolina e foi transmitida pelo YouTube, onde está disponível para ser assistida.

A equipe do Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 é formada por estudantes de pós-graduação, membros do Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas (GPDIN) da Univasf e bolsistas do projeto de pesquisa “Implantação de Infraestrutura para Auxílio ao Diagnóstico Molecular de Covid-19 no Estado de Pernambuco e Identificação de Biomarcadores”, que atuam sob a coordenação do professor do Colegiado de Farmácia Rodrigo do Carmo e do professor do Colegiado de Medicina Anderson Armstrong. Os 15 mil exames realizados pelo laboratório foram alcançados em 18 de março.

O Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 da Univasf é o único no interior do estado a realizar exames diagnósticos do vírus Sars-Cov-2 utilizando a técnica RT-PCR, por meio de um acordo de cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Pernambuco. Com apoio do Hospital Universitário (HU-Univasf/Ebserh) e localizado na Policlínica, o equipamento analisa as amostras provenientes dos sete municípios que fazem parte da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) do Estado.