Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live do projeto Vale Inovar discute “Indicação Geográfica: agregando valor" nesta quinta-feira (26)

Notícias

Live do projeto Vale Inovar discute “Indicação Geográfica: agregando valor" nesta quinta-feira (26)

publicado: 25/08/2021 12h34 última modificação: 25/08/2021 12h34
Renata Freitas

O projeto Vale Inovar, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), retomou suas atividades este mês com a realização de lives com temáticas sobre inovação. A próxima live do projeto acontecerá nesta quinta-feira (26) e abordará o tema “Indicação Geográfica: agregando valor", com a participação de Eduardo Bemfica, chefe do Escritório de Difusão Regional Nordeste do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), em Pernambuco. O evento é aberto a toda a comunidade e será transmitido a partir das 19h, pelo canal Univasf Inova no YouTube.

O palestrante convidado desta edição é administrador formado pela Universidade de Pernambuco (UPE) e turismólogo, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Eduardo Bemfica é especialista em Gestão da Inovação e Difusão Tecnológica e mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo Profnit, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever até as 17h de amanhã (26) pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE), da Univasf.

Patentes concedidas - Na última quinta-feira (19), o projeto realizou uma live sobre o tema “Patente concedida: projeto, carta patente e perspectivas”, que contou com a presença dos professores da Univasf Daniel Costa e Helinando Oliveira, dos Colegiados de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb) e de Engenharia Elétrica (Cenel), respectivamente. Os dois convidados compartilharam suas experiências como inventores e detentores das primeiras patentes concedidas à Univasf. Oliveira obteve a patente para uma fórmula que tem ação bactericida. A patente de Costa foi para um equipamento de monitoramento dos batimentos cardíacos e da temperatura do pelame de animais de produção. Durante a live, que está disponível no canal Univasf Inova no YouTube, os pesquisadores falaram sobre o processo de invenção, as etapas do patenteamento e os desafios enfrentados até a obtenção das patentes.

Uma iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), o projeto Vale Inovar realiza, nas duas últimas quintas-feiras de cada mês, lives sobre temáticas que visam difundir a cultura da inovação na região do Vale do São Francisco. A ação conta com apoio da PRPPGI e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf. "Registro de Marcas no Brasil", “Direito Autoral: trabalhos, obras e redes sociais” e “Inovação nas Universidades: como colocar em prática?” são alguns dos temas já tratados nas lives. As transmissões acontecem pelo canal Univasf Inova, onde estão disponíveis os vídeos anteriores do projeto, além de outras ações do NIT.