Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lives do projeto Café com Ideias debaterão temáticas relacionadas à educação

Lives do projeto Café com Ideias debaterão temáticas relacionadas à educação

publicado: 20/07/2020 16h57 última modificação: 20/07/2020 16h57
Renata Freitas

O projeto de extensão Café com Ideias, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoverá três lives durante esta semana para discutir temáticas relacionadas à área da educação. As transmissões acontecem pelo canal Autism Education, no YouTube. A primeira acontecerá hoje (20), a partir das 19h, e terá como tema “As representações do autismo nas séries Atypical e The good doctor”.

A live de hoje terá a participação da professora Luciana Vieira Mariano, coordenadora dos projetos Maria, Caminhos para uma Educação Inclusiva e SOU, no Departamento de Ciências Humanas, do Campus V da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Nesta edição, serão discutidas as contribuições das representações do autismo nas duas séries Atypical e The good doctor, com o objetivo de fomentar, por meio do diálogo, visões menos simplistas acerca do autismo e favorecer a inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na quarta-feira (22), às 18h, o Café com Ideias debaterá “Estilos de Aprendizagem x Estilos de ensinagem”, com a participação do professor Vanderlei Folmer, do programa de mestrado e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana. A discussão abordará os diferentes estilos de aprendizagem e ensinagem e suas relações, bem como indicar possibilidades de utilização das perspectivas de estilos de ensinagem e aprendizagem na formação de professores de Ciências.

E para encerrar a programação da semana, no sábado (25), a partir das 10h, o projeto discutirá a temática “Tempos de Covid-19: contenção do Sars-CoV-2 e retomada às aulas na Alemanha”. Esta live contará com a presença do médico e professor José Carlos dos Santos, do Centro de Pesquisas do Câncer de Heidelberg, na Alemanha. A live visa conhecer como o país tem retomado as atividades escolares, como meio de gerar reflexões sobre as possibilidades de retorno às aulas de modo seguro, temática que começa a ser discutida no Brasil.

As lives são mediadas pela professora Gisele Shaw, do Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim (BA) da Univasf, que é a coordenadora do Café com Ideias. O projeto é realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC).