Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lives do projeto Café com Ideias debaterão temáticas relacionadas à educação, ciências e autismo a partir de hoje (20)

publicado: 20/08/2020 10h53 última modificação: 20/08/2020 10h54
Layla Shasta

O projeto de extensão Café com Ideias, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai realizar hoje (20) uma live com o tema “Desafios da ciência e do ensino de ciências no Brasil”. A transmissão vai contar com a participação do professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) João Batista da Rocha e acontecerá pelo canal Autism Education, no YouTube, a partir das 19h.

O objetivo da live de hoje é discutir sobre as dificuldades enfrentadas para a produção da ciência no Brasil e identificar os desafios do ensino de ciências no país. O convidado, professor João Batista da Rocha, é mestre e doutor em Bioquímica, tem pós-doutorado em Bioquímica Médica e, atualmente, trabalha na área de bioquímica, toxicologia, farmacologia e educação em ciências.

Além desta edição, na temporada deste mês de agosto o Café com Ideias promoverá, ainda, outras duas lives, transmitidas pelo canal Autism Education, sempre às 19h. A próxima edição será realizada na terça-feira (25) sobre o tema “Famílias na pandemia: relatos de mães de autistas”, promovendo diálogos sobre como as mudanças ocasionadas pela pandemia têm afetado famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Essa discussão terá a participação de cinco mães de autistas, entre elas, a fundadora e presidente da Associação de Crianças Autistas de Senhor do Bonfim (ACASB) Jivane dos Santos e a coordenadora do projeto Café com Ideias e mediadora dos debates, Gisele Shaw, professora do Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim (BA) da Univasf.

Finalizando a programação do mês, no dia 28 de agosto o Café com Ideais promoverá a live “Reflexões sobre hibridação teoria-prática no ensino para o pós-pandemia”, com o objetivo de promover compreensões sobre o fenômeno da hibridação no ensino, as possibilidades de utilização da hibridação teoria-prática na educação e a formação de professores de ciências a partir desta perspectiva. Participará da atividade a docente do Colegiado de Ciência da Natureza da Univasf, pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (UC) e autora do livro “Hibridação Teoria X Prática”, Jocilene Gordiano.

O Café com Ideias tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e é um projeto que propõe espaços de debates, por meio de lives e vídeos transmitidos em redes sociais. O intuito é favorecer diálogos e pensamentos entre pesquisadores, professores, estudantes e comunidade em geral para repensar o fenômeno educativo, durante e pós-pandemia.