Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Matrículas para semestre 2020.3 da Univasf acontecem até 13 de setembro

Matrículas para semestre 2020.3 da Univasf acontecem até 13 de setembro

publicado: 11/09/2020 12h50 última modificação: 11/09/2020 12h50
Renata Freitas

O prazo para efetuar a matrícula para o semestre letivo suplementar 2020.3 nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai até dia 13 de setembro. A matrícula é facultativa para os discentes e poderá ser feita até as 23h59 deste domingo (13) pelo Sig@. O início das atividades acadêmicas está confirmado para segunda-feira (14), conforme estabelece o Calendário Acadêmico do semestre suplementar.

O período para realização da matrícula no semestre suplementar, previsto originalmente para 5 a 8 de setembro, foi estendido devido a uma falha no Sig@ logo no primeiro dia. De acordo com o secretário de Registro e Controle Acadêmico da Univasf, Marcelo Faria, essa falha gerou anomalias, inconsistências e incongruências no sistema, identificadas posteriormente pela equipe técnica da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), gestora do Sig@. Ele explica que uma instabilidade na rede de internet da UFPE também contribuiu retardar a solução do problema.

O retorno oficial do procedimento ocorreu a partir das 19h da última quarta-feira (9), quando o Sig@ foi desbloqueado para acesso dos discentes. “Nos primeiros dez minutos de restabelecimento do sistema, foram registradas 350 matrículas. No entanto, as matrículas também estavam com algumas inconsistências bem como os acessos dos usuários, tanto de estudantes quanto de coordenações, ainda tinham falhas ou problemas. Isso aos poucos está sendo resolvido. Mas não impede que o aluno realize sua matrícula, que poderá ser feita até as 23h59 deste domingo”, informa o secretário.

Também houve mudança nas datas para o ajuste de matrícula pelos colegiados acadêmicos, que será realizado de 14 a 18 de setembro. “É importante lembrar que o aluno pode cancelar a matrícula a qualquer momento, sem ônus, mas não pode modificar a matrícula depois do período de modificação pelas coordenações de curso”, destaca Faria

Podem se matricular para o período 2020.3 todos os estudantes que tinham vínculo com a instituição no semestre letivo 2020.1, mesmo aqueles que não estavam cursando componentes curriculares. A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Univasf disponibilizou no Portal do Estudante material de apoio com vídeo, orientações gerais e calendário de matrícula para ajudar os discentes a realizar o procedimento.

Serão ofertadas disciplinas obrigatórias, optativas, eletivas e Núcleos Temáticos (NTs). Os estudantes devem estar atentos aos pré e co-requisitos exigidos ao escolher os componentes que irão cursar. A carga horária poderá ser composta por até 40 horas de atividades por semana. Todas as atividades serão ministradas remotamente e poderão ser realizadas de forma síncrona, assíncrona ou mesclando as duas modalidades.

O período letivo suplementar da Univasf foi aprovado por meio da Resolução Nº 14/2020, do Conselho Universitário (Conuni), na reunião extraordinária de 13 de agosto. Conforme o Calendário Acadêmico de 2020.3, as atividades letivas serão realizadas de 14 de setembro a 23 de dezembro de 2020.

Cronograma da matrícula 2020.3:

Prazo final para matrícula – até as 23h59 de 13 de setembro de 2020

Ajuste de Oferta pelas Coordenações de Curso – 14 a 18 de setembro de 2020