Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota do Conuni sobre bloqueios de verbas associados às Universidades Federais

Nota do Conuni sobre bloqueios de verbas associados às Universidades Federais

publicado: 20/12/2022 09h43 última modificação: 20/12/2022 09h43

Nós, membros do Conselho Universitário da Universidade Federal do Vale do SãoFrancisco – CONUNI/UNIVASF demonstramos através dessa nota o nosso profundo descontentamento perante os intempestivos bloqueios de verbasassociados a atual gestão do Ministério da Educação – MEC, em conjunto com o Ministério da Economia, que vem impactando de maneira profunda o funcionamento das Universidades Federais, dentre elas a Univasf. Um exemplo referente ao prejuízo provocado pelos bloqueios foi a situação associada ao programa das instituições federais (IFES) sem hospital universitário (HU) vinculado ao Colegiado Acadêmico de Medicina do Campus de Paulo Afonso – BA (cursos de medicina sem Hospital Universitário), na qual devido a impossibilidade de empenho de recursos vinculados a LOA 2022 houve a perda transitória do recurso de R$ 411.527,00 (quatrocentos e onze mil quinhentos e vinte e sete reais), o que poderá trazer grande prejuízo em relação a realização de atividade do internato médico na cidade de Paulo Afonso.

Ademais, reiteramos a nossa postura de neutralidade em relação aos diferentes atores políticos locais, estaduais e nacionais, agradecendo a todos que lutaram para que fossem efetuados desbloqueios parciais em relação ao total de recursos bloqueados para as instituições públicas federais de ensino superior.

Sala das Sessões, 16 de dezembro de 2022.

Conselho Universitário

A nota também está disponível no link.

registrado em: ,