Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nuceu da Univasf debate hoje (28) impactos do ensino remoto emergencial nas Universidades Federais

publicado: 28/06/2021 10h22 última modificação: 28/06/2021 10h22
Renata Freitas

Os “Impactos do Ensino Remoto Emergencial nas Universidades Federais: Possibilidades de Enfrentamento” serão debatidos numa mesa redonda que acontecerá nesta segunda-feira (28). O evento é uma iniciativa do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (NuCEU), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e está direcionado aos discentes, docentes, técnico-administrativos e demais interessados na temática. A mesa redonda será transmitida pelo canal Ceppsi Univasf, no YouTube, às 19h.

Os debatedores convidados são os psicólogos e professores Ileno Izídeo da Costa, da Universidade de Brasília (UnB); Lucia Marques Stenzel, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); e Marcelo Ribeiro, da Univasf. A mesa redonda visa discutir as mudanças ocasionadas à rotina acadêmica e pessoal de estudantes e servidores das universidades, que precisaram lidar não apenas com os impactos da pandemia de Covid-19, mas com novos modos de ensinar, aprender e conviver.

O Nuceu, coordenado pela professora do Colegiado de Psicologia Shirley Macêdo, vem promovendo diversas ações voltadas à saúde mental de estudantes e docentes durante a pandemia. Recentemente, o Nuceu lançou a “Cartilha de Orientações para Processos de Ensino-Aprendizagem Remotos com Saúde e Qualidade de Vida” , elaborada com apoio do Grupo de Trabalho Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos (ANPEPP), do Laboratório de Práticas Transdisciplinares em Saúde e Educação (Letrans), da Univasf, e do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade, da UFPR.