Notícias
Palestra sobre implantação da tecnologia BIM acontece hoje (6) na Univasf
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Assessoria de Infraestrutura (Infra), promove, hoje (6), o 4º Ciclo de Palestras Infra, que terá como temática “Procedimentos de Implantação BIM”. A palestra faz parte do projeto de extensão Ciclo de Palestras Técnicas Infra e vai acontecer, a partir das 17h, na sala do Núcleo Temático 01, localizada no bloco de salas de aula do Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). O evento é gratuito, aberto à toda comunidade e as inscrições serão realizadas no local.
A palestra será ministrada pela arquiteta Fernanda Machado, coordenadora do Núcleo de Inovação BIM, especialista em gerenciamento BIM e mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela irá abordar os benefícios da utilização do BIM, enfocando nos procedimentos para a implementação efetiva da tecnologia em empresas e setores institucionais ligados aos processos da construção civil.
O Building Information Modeling (BIM) é uma tecnologia de modelagem que utiliza um conjunto associado de processos para produzir, comunicar e analisar modelos de construção civil. Ele permite a criação de modelos virtuais tridimensionais, integrando os projetos de arquitetura, estrutura e instalações e permitindo visualizar as interferências entre as diferentes etapas do projeto. É uma forma de projetar, através de um conjunto de processos colaborativos e multidisciplinares aliados ao desenvolvimento de um modelo tridimensional da construção.
Os ciclos de palestras anteriores promovidos pela Infra abordaram temas como tratamento térmico interno de fachadas; sistemas de proteção e renovação de fachadas e o poder transformador da acústica. Além da palestra, durante toda esta semana servidores da Univasf participam do curso de capacitação de Modelagem de Objetos BIM e Orçamentação, que está sendo ministrado pela arquiteta Fernanda Machado.
De acordo com a arquiteta e urbanista da Infra Laysa de Sousa, que integra a organização do evento, o objetivo é ampliar a discussão e contribuir para o preparo dos profissionais e futuros profissionais da área. Ainda segundo Laysa, essa tecnologia já tem ampla utilização internacional e seu uso está sendo incentivado pelo Governo Federal.
“Esta edição do Ciclo de Palestras foi pensada como uma oportunidade de difundir conhecimentos para pessoas da área de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO). Nosso objetivo é atualizar os estudantes e profissionais da região, visando socializar o conhecimento acadêmico e ampliar oportunidades de troca de informações entre academia e mercado”, afirma.