Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa da Univasf investiga dificuldades dos estudantes para concluir o TCC

Pesquisa da Univasf investiga dificuldades dos estudantes para concluir o TCC

publicado: 27/05/2022 11h57 última modificação: 27/05/2022 11h57
Júlia R. Mendes

Com a finalidade de compreender os fatores envolvidos no atraso da finalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Coordenação Pedagógica (CP), está realizando uma pesquisa on-line. Os dados obtidos nesse levantamento irão subsidiar um projeto de intervenção voltado para discentes que se encontrem com dificuldades e reprovações em TCC. O questionário pode ser respondido até o dia 9 de junho.

A pesquisa será realizada por meio de formulário on-line. São 18 questões destinadas aos discentes da Univasf que já cursaram a disciplina de TCC e que avaliam os fatores que contribuíram para atrasos, reprovações no componente, entre outras questões que envolvem a temática. Ao final do período de aplicação e análise do questionário, os estudantes podem receber por e-mail um convite para participar, caso tenham interesse, das atividades de intervenção que serão organizadas pela CP.

Segundo a psicóloga da Coordenação Pedagógica, Edna Porto, a ideia da pesquisa é alcançar os discentes que estejam retidos em TCC, seja por faltas ou nota, e oferecer auxílio para que eles consigam concluir o componente. “A retenção, embora aconteça em outras universidades e nos diferentes níveis de ensino, tem suas singularidades. Esse questionário vai nos auxiliar a entender essas singularidades e se há especificidades relacionadas ao tipo de curso, por exemplo, para propor ações mais direcionadas”, pontua.