Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores da Univasf, UFS e de universidades francesas participam de encontro da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais

publicado: 22/09/2022 12h23 última modificação: 22/09/2022 12h23
Renata Freitas

Encontro acontece na Universidade Federal de Sergipe (UFS). /Fotos: Arquivo do pesquisador.

Pesquisadores do Brasil e da França participam do encontro da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais (Franco-Brazilian Network on Natural Products - FB2NP), que acontece na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju (SE), até 28 de setembro. O evento reúne pesquisadores da UFS, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de outras instituições brasileiras e francesas. O encontro, que teve início no último dia 17, tem o objetivo de aproximar a Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais dos professores e estudantes brasileiros, especialmente dos programas de pós-graduação.

A programação é composta por palestras, minicursos, mesas redondas e visitas técnicas. O evento conta com a presença dos coordenadores da rede FB2NP no Brasil, Jackson Guedes, do Colegiado de Farmácia da Univasf; e na França, Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle; e do professor Raphael Grougnet, da Faculdade de Farmácia da Université Paris Cité. A abertura do encontro teve a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFS, Lucindo José Quintans Júnior.

Professor Jackson Guedes durante palestra ministrada no encontro.

Durante o evento, os professores Raphael Grougnet e Laurent Picot ministraram palestras sobre os temas “Centrifugal partition chromatography (CPC) in the study of natural products” e “Natural pigments from marine organisms and Brazilian medicinal plants with antimelanoma activity”, respectivamente. O professor Jackson Guedes também proferiu palestra no evento. Ele falou sobre o tema "Phytochemical study of Passiflora cincinnata (Passifloraceae): a CPC, HPLC and NMR combination”, na última terça-feira (20).

“Queremos ampliar a participação na Rede de pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação”, explica Jackson Guedes. Com esse intuito, a programação incluiu visitas aos laboratórios e a apresentação das linhas de pesquisa da pós-graduação para os professores da França. Já os pesquisadores franceses apresentaram os programas de mobilidade estudantil para pós-graduação existentes para que estudantes brasileiros possam se candidatar a experiências de estudo em instituições da França. Segundo Guedes, a expectativa é que o encontro possibilite a identificação de áreas de atuação comuns para fomentar a parceria entre França e Brasil na pesquisa na área de produtos naturais.

Rede FB2NP – A rede foi criada no final de 2021 e reúne mais de 30 laboratórios e 50 pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e da França. A iniciativa visa promover a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos sobre a pesquisa em produtos naturais.