Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais reúne pesquisadores da Univasf e de outras universidades brasileiras e francesas

publicado: 16/03/2022 11h55 última modificação: 16/03/2022 11h55
Renata Freitas

A rede é coordenada pelos professores Raimundo Oliveira Júnior, Jackson Guedes e Laurent Picot. / Foto: Arquivo dos pesquisadores

Um dos mais recentes resultados das pesquisas realizadas em parceria entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade de La Rochelle, na França, é a criação da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais (Franco-Brazilian Network on Natural Products (FB2NP). A rede foi criada no final de 2021 e já reúne mais de 30 laboratórios e 50 pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e da França. A iniciativa visa promover a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos sobre a pesquisa em produtos naturais.

A criação da nova rede foi anunciada pela equipe de pesquisadores na seção Carta ao Editor da revista Química Nova. Entre os laboratórios brasileiros presentes na FB2NP destacam-se o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) da Univasf; o Laboratório Multiusuário de Caracterização e Análises (LMCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e o Laboratório de Microalgas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os professores Jackson Guedes, do Colegiado de Farmácia e coordenador do Neplame; Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle; e Raimundo Gonçalves de Oliveira Júnior, da Universidade de Paris, que também é egresso de Farmácia da Univasf; são os coordenadores da FB2NP. Jackson Guedes ressalta que a rede é fruto do acordo de cooperação firmado entre a Univasf e a Universidade de La Rochelle em 2017, que já possibilitou a realização de várias pesquisas na área de produtos naturais.

O texto publicado na Química Nova destaca alguns dos benefícios da criação da rede, entre eles a realização do 2nd France-Brazil Meeting on Natural Products, que aconteceu simultaneamente ao VIII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco, em 2021, a participação de estudantes brasileiros de pós-graduação em instituições francesas, o intercâmbio de pesquisadores entre os dois países, organização de eventos e a obtenção de financiamento para pesquisas e projetos realizados em parceria. A Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais conta com um site, onde estão disponíveis mais informações sobre seus integrantes e ações.