Notícias
Proae acompanha estado de saúde de estudantes do CCA
Durante esta terça-feira (2), a equipe do Serviço Social da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) esteve em contato com os estudantes do Campus Ciências Agrárias (CCA) que se feriram em acidente com um ônibus do Transporte Estudantil Intercampi, na manhã de ontem (1º). Com o apoio da Câmara de Assistência Estudantil (CAE), vinculada à Proae, foi realizado um levantamento que identificou 25 discentes com ferimentos ocasionados pelo acidente. Deste total, 11 estudantes passaram por atendimento médico em unidades hospitalares de Petrolina ontem e tiveram alta ontem mesmo.
As assistentes sociais entraram em contato com os discentes por e-mail, WhatsApp e telefone, com o objetivo de averiguar o estado de saúde de cada um e disponibilizar o apoio da equipe, em caso de necessidade. Professores dos cursos de graduação do CCA também estão acompanhando a evolução dos discentes. Além disso, foi disponibilizado aos estudantes apoio psicológico por meio do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (NuCEU), coordenado pela professora do Colegiado de Psicologia Shirley Macêdo.
Perícia - Também hoje pela manhã, uma equipe do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Pernambuco esteve no local do acidente para fazer a perícia técnica. O diretor de Restaurantes, Bolsas e Auxílios da Proae, José de Castro Silva, acompanhou a ação.
O veículo que transportava os estudantes ontem passou por revisão preventiva em julho de 2025, quando foi feita uma avaliação geral do seu estado de conservação. “É importante esclarecer que as revisões preventivas nos veículos são realizadas no período de recesso acadêmico. No período letivo, são feitas as revisões corretivas”, informa o pró-reitor de Assistência Estudantil, Clébio Pereira Ferreira. Ele frisa ainda que as revisões são realizadas de acordo com a periodicidade prevista para os sistemas e subsistemas dos veículos e uma nova revisão dos ônibus está programada para o período de recesso acadêmico, ao final do semestre letivo 2025.1.
