Notícias
Profei-Univasf abre chamada para submissão de artigos para dois e-books sobre TEA
Estão abertas as chamadas para submissão de artigos para publicação de dois e-books sobre relatos de experiências envolvendo pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As publicações são uma iniciativa do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Os e-books possuem os títulos “Dimensões do cotidiano de crianças com TEA: olhares dos pais/responsáveis sobre escola e família” e “Narrativas de professores autistas: experiências, perspectivas e modos singulares de existir na docência” e têm como proposta valorizar escritas narrativas e reflexivas que abordem cuidado, aprendizagem, direitos e políticas públicas. A submissão poderá ser realizada até o dia 31 de maio.
As obras serão publicadas pela Arco Editores. Os interessados na publicação devem enviar o texto para o e-mail: contato@arcoeditores.com. Os artigos devem ter de 9 a 15 páginas, não devem ter sido publicados anteriormente e ter revisão gramatical, ortográfica e de formatação do artigo já ajustadas no momento da submissão. Após a aprovação dos artigos os candidatos devem pagar uma taxa de investimento por capítulo com preços que variam de R$150,00 a R$80,00 por pessoa, a depender da quantidade de autores por texto. As regras para submissão podem ser encontradas na página da editora.
A coletânea “Dimensões do Cotidiano de Crianças com TEA: olhares dos pais/responsáveis sobre escola e família” tem como objetivo reunir relatos de experiências de pais ou responsáveis de crianças com TEA sobre vivências familiares, relações com a escola, processos de inclusão, desafios, afetos e estratégias construídas dentro do cotidiano. A submissão é direcionada a familiares, educadores, pesquisadores e profissionais que são pais ou responsáveis de crianças com autismo. A obra busca ampliar a compreensão sobre o TEA a partir da perspectiva das famílias e contribuir para práticas educacionais mais sensíveis e inclusivas. Detalhes sobre a chamada e os eixos que devem ser seguidos podem ser encontrados no Edital n° 43/26.
O segundo e-book, “Narrativas de professores autistas: experiências, perspectivas e modos singulares de existir na docência”, propõe reunir relatos autobiográficos de professores com diagnóstico de TEA sobre suas experiências, perspectivas e modos singulares de existir na docência. A coletânea reunirá narrativas que situam a docência a partir de experiências, percursos formativos, afetos e práticas pedagógicas. Mais informações disponíveis no Edital n° 44/26.
As obras serão organizadas pelos docentes do Profei-Univasf Georgiana Silva dos Santos, Fernanda Cavalcanti Vitor, Thiago Pereira da Silva e César Augusto do Prado Moraes e pelos discentes do programa Andrea Brito de Souza e Lucas Veras de Andrade. “Enquanto pesquisadores da área de Educação Inclusiva, observamos a necessidade da escuta para quem cuida de crianças com TEA, como também a vivência de docentes com TEA”, afirma a coordenadora do Profei-Univasf, Georgianna Silva dos Santos, sobre a importância da divulgação de textos que abordem temáticas sobre o assunto. Dúvidas sobre as publicações podem ser enviadas para o e-mail da editora: contato@arcoeditores.com.
