Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Univasf vence Prêmio Mentes da Inovação da Bayer

Professor da Univasf vence Prêmio Mentes da Inovação da Bayer

publicado: 13/12/2021 17h29 última modificação: 13/12/2021 18h49
Renata Freitas

O professor Daniel dos Santos Costa, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mentes da Inovação – Categoria Agricultura, promovido pela Bayer e pelo LifeHub São Paulo, com o OPTOFruit, um dispositivo portátil com um sistema optoeletrônico que identifica o estágio de amadurecimento e os atributos de qualidade de uvas viníferas. O equipamento foi desenvolvido durante o doutorado do docente, realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O anúncio dos vencedores ocorreu durante uma cerimônia virtual no último dia 24 de novembro.

O OPTOFruit é resultado da tese de doutorado de Daniel Costa, realizada sob a orientação da professora Barbara Janet Teruel Medeiros, da Unicamp, e coorientação do professor Rodrigo Pereira Ramos, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Univasf. O protótipo obteve o depósito de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Agência de Inovação (Inova) da Unicamp, em 2020, tendo a Univasf como cotitular.

Para Costa, a premiação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de três anos e seis meses. “O prêmio evidencia que estamos trilhando o bom caminho na produção de conhecimento técnico-científico na ciência aplicada”, afirma. Ele relata que a solução proposta passou por algumas etapas de avaliação durante o prêmio Mentes da Inovação, que incluíram desde uma avaliação técnica até sua apresentação em formato pitch. A premiação contou com mais de 100 propostas de todo o país. “Ter a nossa solução premiada é um incentivo e estímulo muito grande”, comenta o professor.

Apesar de ter sido desenvolvido para a cultura da uva, o OPTOFruit é escalável para outras culturas, como explica o professor Costa. “Temos resultados preliminares de pesquisa para manga, banana e acerola com resultados muito bons, que mostram que em pouco tempo poderemos adaptar e validar para essas e outras culturas. Isso torna o OPTOFruit muito versátil, sendo esse o diferencial frente aos poucos concorrentes existentes”, diz.

O pesquisador ressalta a relevância da conquista para a Universidade. “A Univasf cumpre um papel estratégico, pois está inserida em um polo reconhecido de produção de vinhos, possuidores de características ímpares. Além disso, dois dos inventores são da Univasf e continuam pesquisas com a temática para as áreas da Agricultura e Saúde. Assim, esta premiação também é um reconhecimento da possibilidade de desenvolver tecnologia no semiárido brasileiro”, observa.

Prêmio Mentes da Inovação – Criado para impulsionar a ciência no Brasil, o prêmio reconheceu estudantes com trabalhos inovadores de ciência aplicada nas categorias de saúde e agricultura, voltados para a criação de produtos e soluções ou novos modelos de negócio que gerem desenvolvimento, inovação, valor econômico e social. No total, 12 projetos de pesquisa foram reconhecidos. Os seis primeiros lugares receberão um prêmio de R$ 30 mil e apoio do LifeHub São Paulo para acelerar as soluções apresentadas.