Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa da Univasf oferece 110 vagas em oficinas gratuitas de arte

Notícias

Programa da Univasf oferece 110 vagas em oficinas gratuitas de arte

publicado: 23/04/2026 12h07 última modificação: 23/04/2026 12h07

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para 11 oficinas gratuitas de arte, por meio do programa “Fazendo Arte na Univasf”. Ao todo, são ofertadas 110 vagas, distribuídas entre as oficinas, com 10 vagas cada. Desse total, 60% são reservadas para pessoas que se autodeclarem negras, pardas, indígenas, ciganas, pessoas com deficiência (PCDs) ou integrantes da comunidade LGBTQIAPN+. As demais vagas são destinadas ao público em geral. As atividades terão início em maio e serão realizadas no Campus Juazeiro (BA), no Galpão de Artes Visuais.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online até o dia 11 de maio ou até o preenchimento total das vagas. Entre as oficinas ofertadas estão: Arte urbana, Cologravura, Desenho, Experimentações artísticas (em suportes bidimensionais), Gravura com materiais recicláveis, Gravura com Tetra Pak, Introdução ao crochê, Introdução à tatuagem, Modelagem, Performance e Pintura. Cada oficina terá carga horária de 20 horas, e os participantes que alcançarem pelo menos 75% de frequência receberão certificado.

As atividades serão ministradas por estagiários do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Univasf, contribuindo também para a formação dos estudantes. Com exceção da oficina de Introdução à Tatuagem, destinada a maiores de 18 anos, as demais são abertas a todos os públicos. Menores de idade, no entanto, deverão estar acompanhados por um responsável. O cronograma das atividades está disponível abaixo.

O programa “Fazendo Arte na Univasf” é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento–Ruth de Souza (Neafrar), vinculado à Superintendência de Políticas Afirmativas, Antirracismo e Diversidade (Spaadi) da Univasf, em parceria com o Colegiado de Artes Visuais (Cartes) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). O programa é coordenado pela professora do Cartes, Inês Argôlo, e pelo professor do Colegiado de Ciências Sociais Nilton de Almeida, superintendente da Spaadi e coordenador do Neafrar.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail fazendoartenaunivasf@gmail.com.

Cronograma:

Oficina de Arte urbana

(Mediador: Matheus)

Dias: Quintas e sextas-feiras

Horário: das 13h às 17h

Período: de 07/05 a 21/05

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 1

Oficina de Cologravura

(Mediadoras: Ediana e Maria Jucicleide)

Dias: Segundas e quartas-feiras

Horário: das 13h às 17h

Período: de 04/05 a 18/05

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 2

Oficina de Desenho

(Mediador: Pedro)

Dia: Terças-feiras

Horário: das 14h às 18h

Período: de 05/05 a 02/06

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 2

Oficina de Experimentações artísticas (em suportes bidimensionais)

(Mediadora: Nívea)

Dia: Sextas-feiras

Horário: das 14h às 18h

Período: de 08/05 a 12/06

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 2

Oficina de Gravura com materiais recicláveis

(Mediadores: Daiane e Patrick)

Dias: Segundas e quartas-feiras

Horário: das 18h às 22h

Período: de 04/05 a 18/05

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 2

Oficina de Gravura com Tetra Pak

(Mediadora: Catharina)

Dia: Quintas-feiras

Horário: das 18h às 22h

Período: de 07/05 a 11/06

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 2

Oficina de Introdução ao crochê

(Mediadora: Ieda)

Dia: Quartas e quintas-feiras

Horário: das 19h às 22h

Período: de 07/05 a 28/05

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 1

Oficina de Introdução à tatuagem (para maiores de 18 anos)

(Mediadora: Beatriz Karoline)

Dia: Sábados

Horário: das 8h às 13h

Período: de 09/05 a 30/05

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 1

Oficina de Modelagem

(Mediadora: Anna Victoria)

Dia: Sábados

Horário: das 9h às 13h

Período: de 09/05 a 13/06

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 2

Oficina de Performance

(Mediador: Leon)

Dias: Segundas e quartas-feiras

Horário: das 13h às 17h

Período: de 04/05 a 18/05

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 1

Oficina de Pintura

(Mediadoras: Maria Vicktória e Yasmim)

Dias: Sábados e domingos

Horário: das 14h às 18h

Período: de 09/05 a 30/05

Local: Galpão de Artes Visuais, sala 2